2022/03/12

Hubble capta "colisão" de galáxias

O Hubble captou uma fantástica imagem de duas galáxias próximas cujas forças gravíticas estão a transferir sistemas de uma para a outra.

Enquanto se aguarda pelas primeiras imagens a sério do novo telescópio espacial James Webb, que continua o moroso processo de alinhamento dos espelhos, o velhinho Hubble continua a surpreender pelas imagens que vai captando do universo muito após já ter ultrapassado o seu prazo de serviço.

Desta vez, foi captada uma espectacular imagem que mostra as galáxias Seyfert NGC 169 e IC 1559, cuja aproximação está a fazer com a matéria de uma delas comece a ser atraída para a outra, possibilitando ver o processo que antecede uma colisão, e no qual sistemas solares poderão ser transferidos de uma galáxia para a outra, numa dança que demorará milhões de anos.

Neste caso, tivemos a sorte de estar numa posição privilegiada, que permite visualizar este fenómeno de uma perspectiva perfeita, e que revela mais um pouco do que se vai passando neste vasto universo onde somos apenas uma pequena partícula.

2 comentários:

  1. Na verdade, a foto revela algo que terá ocorrido há cerca de 130 milhões de anos atrás!

    ResponderEliminar