2022/03/14

MS testa publicidade no File Explorer no Windows 11

A Microsoft está a testar a apresentação de publicidade no File Explorer no Windows 11.

A MS está a testar uma novidade no File Explorer do Windows 11 que garantidamente irá ser recebida com um coro de críticas: a colocação de mensagens publicitárias no File Explorer, o que seria uma estreia absoluta e um péssimo prenúncio para o que poderia surgir em seguida.

Começando pela parte menos má - se assim se puder dizer - a publicidade é apresentada de forma discreta, apenas como uma linha informativa ao estilo daquela que recomenda a utilização do Edge como browser do sistema quando o utilizamos com outro browser instalado.
O grande risco é que, esta forma discreta que por agora é apresentada como forma de promoção a funcionalidades e produtos MS, possa mais tarde ser expandida a coisas mais "agressivas". Não seria descabido que depois da linha de texto se passasse a apresentar uma pequena imagem, que depois poderia aumentar, até se tornar num banner publicitário como os que frequentemente vemos nas páginas web - e em vez de se restringir a produtos MS, se tornasse numa plataforma a mostrar publicidade a todos os que pagassem por isso, dando à MS uma plataforma instantânea de publicidade que contornaria a publicidade na web.

Até que faz sentido do sentido empresarial, mas há apenas um pequeno detalhe que a MS se parece estar a esquecer: o Windows já é um produto pago! Não faz qualquer sentido, nem será considerado admissível que ainda por cima, para além se já se ser obrigado a dar informação à MS (e até criar uma conta Microsoft) se tenha que levar com publicidade.

Talvez seja um sinal que a MS está a considerar disponibilizar o Windows 11 gratuitamente para uso doméstico (como já deveria ter feito há muito), mas será algo que já irá chegar tarde demais, angustiando todos os que já pagaram para ter um Windows.

4 comentários:

  1. Depois do Putin, isto...

    Quem afinal é filho do Putin mesmo...?
    😣🤔

    ResponderEliminar
  2. Cada vez mais, acho que a melhor mensagem que vi da M$ foi a que me informou que o meu PC não cumpre os requisitos para correr o Windows 11. xD

    ResponderEliminar
  3. eu pago um jornal e sou bombardeado com publicidade, eu pago uma revista e acontece o mesmo, eu pago à operadora e vejo publicidade da operadora e pedidos para subscrever canais na própria grelha, nas gravações e nos próprios canais se há coisa que me irrita é a merda da publicidade

    ResponderEliminar
  4. Fui a correr ver o calendário e não, não é 1 de Abril.

    Isto é inacreditável. Em casa tenho a solução, só tenho PC' Linux (e recomendo). No trabalho lá vamos ter de gramar com mais esta falta de respeito.

    ResponderEliminar