2022/03/17

Netflix quer cobrar pela partilha de passwords

A Netflix vai começar a cobrar por quem usa a mesma password fora da residência principal.

A partilha de passwords da Netflix é uma forma bastante popular que amigos têm para dividir o custo da mensalidade, mas vai ser algo que a Netflix vai passar a combater de uma forma original: cobrando mais por isso.

A Netflix diz que vai testar uma nova modalidade, com acréscimo na mensalidade por cada utilizador que use a mesma password fora de casa, e que inicialmente será testado no Chile, Costa Rica, e Perú.

Obviamente que a medida não está a ser muito bem recebida, pois irá afectar não só as pessoas que partilham passwords como também os clientes legítimos que possam estar a usar o serviço em múltiplas residências (mas provavelmente haverá nas condições do serviço algo a dizer que para isso deveriam pagar por dois serviços). Embora a Netflix já tenha feito algumas ofensivas contra a partilha de passwords, nunca o fez de forma muito agressiva enquanto o número de subscritores foi aumentando a bom ritmo. Mas agora que essa evolução estagnou, é natural que comece a perseguir a partilha de contas, esperando conseguir converter algumas dessas partilhas em subscritores adicionais ou, pelo menos, ir espremer mais alguns euros por cada um.

Veremos se não terá o efeito oposto, fazendo com que mais pessoas se mudem para serviços concorrentes (HBO Max, Disney+, Amazon Prime), ou que os leve a optar pelo "saltitar entre serviços", com um mês num, outro mês noutro, e que também significaria uma redução substancial no valor pago anualmente a cada um (se bem que, se isso se tornar também demasiado popular, provavelmente poderia levar a que os serviços começassem a impôr um "período de fidelização").

2 comentários:

  1. "será testado no Chile, Costa Rica, e Perú."
    economias mais pobres tem tendencia a ter mais contas partilhadas, é a maneira de ter accesso ao conteudo a um preço que conseguem pagar.

    fazendo isso vejo mais depressa o pessoal a voltar a "andar de barco e pala no olho" XD

    ResponderEliminar