2022/03/04

Rússia promete 15 anos de cadeia para "fake news" sobre operação militar

A Rússia reforça as medidas de silenciamento contra a oposição, com o que chama de lei "anti-fake news" que proíbe notícias sobre a guerra na Ucrânia ou medidas repressivas contra a Rússia.

Depois de anteriormente já ter aprovado uma lei que ameaçava notícias anti-governo com 15 dias de cadeia, o governo russo prepara-se para aumentar substancialmente o risco para quem ousar falar contra a invasão da Ucrânia, com nova pena de até 15 anos para quem revelar informação sobre a operação militar que não siga a visão ditada pelo governo, ou que incitem à aplicação de sanções.

A Rússia continua a negar uma guerra ou invasão da Ucrânia, mantendo a narrativa de que estão apenas a proteger o país e a salvar pessoas de um "genocídio" que estava a ocorrer na Ucrânia e que estaria a ser silenciado pelos órgãos de comunicação social ocidentais. Uma narrativa que vai tentando manter à custa do silenciamento desses mesmos órgãos, e reforçado por esta nova lei disfarçada de anti fake news.


Por outro lado, não ajudará que alguns canais ocidentais, incluindo a CNN Portugal, mas também canais noticiosos de outros países não façam a devida verificação, e cheguem ao cúmulo de emitir imagens de um videojogo como sendo a da guerra na Ucrânia - especialmente quando isso já foi demonstrado ser falso há dias!
E depois, entre mentiras, verdades, meias-mentiras e meias-verdades, lá se vai mantendo o estado de confusão e dúvida permanente que interessa a quem vai reescrevendo a verdade à sua vontade.

1 comentário:

  1. O regime de Putin é baseado na mais pura maldade, mas o jornalismo atual assente na contabilização de cliques também não fica muito atrás do conceito...

    ResponderEliminar