2022/03/03

Samsung faz throttling de apps para poupar bateria?

A Samsung está a ser acusada de abrandar milhares de apps, fazendo regressar o fantasma do throttling / overclocking que no passado era aplicado aos benchmarks.

No passado já enfrentamos uma vaga de marcas que aplicava overclocking quando detectava benchmarks, para obter melhores resultados dos que depois seria possível obter com o resto das apps. Agora, a Samsung parece ter optado por uma táctica idêntica mas em sentido inverso: deixa os benchmarks intocados (onde seria mais fácil descobrir este tipo de batotas), mas em vez disso aplica o abrandamento (throttling) do desempenho em milhares de outras apps, como Netflix, TikTok, e muitas mais.

Tal como nos benchmarks, o processo pode ser facilmente verificado alterando o nome de um benchmark, que funcionava normalmente, para o nome de outra app, passando imediatamente a funcionar mais lentamente, como comprovado no vídeo que se segue do 3DMark Wild Life Extreme benchmark, que com o nome oficial obtém 2618 pontos, mas com o nome mudado para o do jogo Genshin Impact passa a ter uma pontuação de apenas 1141.


A Samsung parece estar a fazer isto através de um processo chamado Game Optimizing Service (GOS), aplicando limites de desempenho não só a jogos mas muitas mais apps - com a única explicação possível a ser a de tentar prolongar a autonomia evitando que estas apps funcionem a 100%.

Para ser mais correcta e transparente, a Samsung deveria identificar o processo como Battery Optimizing Service, e dar aos utilizadores a opção de o ligarem ou desligarem para cada app, conforme desejassem.


Nota: Poderá ser isto a afectar o desempenho dos Galaxy S22 com chip Exynos?

Actualização: A Samsung já confirmou o throttling.

3 comentários:

  1. Arranjam sempre esquemas só para ficar bem nos benchmarks.
    De valor é quem deu com esses esquemas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... nota-se que és uma pessoa atenta... ora diz lá o que faz a app.

      Eliminar
  2. Se fosse uma certa e determinada marca isto já estava com dezenas de comentários. Assim ……

    ResponderEliminar