2022/04/26

Elon Musk compra Twitter por 44 mil milhões de dólares

O negócio vai mesmo avançar e Elon Musk torna-se no novo dono do Twitter, pela módica quantia de 44 mil milhões de dólares (cerca de 41 mil milhões de euros).

Apesar dos rumores que o Twitter iria rejeitar a proposta de aquisição (e arriscando-se a ver o valor das suas acções caírem), acabaram por aceitar. Elon Musk passa a ser dono do Twitter, num negócio cujas polémicas irão durar bastante tempo.

Elon Musk anunciou a sua entrada no Twitter, e posterior desejo de o comprar, com a justificação de que quer assegurar que a plataforma se mantém um local com liberdade de expressão garantida. Mas essa justificação não convence todos, que relembram que não faltam exemplos em que Musk silencia todas as vozes discordantes. Há também aqueles que acusam Musk de querer apenas manter o seu "megafone digital" com vasto alcance para milhões de seguidores - actualmente mais de 85 milhões - e em que com um simples tweet pode fazer disparar, ou cair, uma criptomoeda, ou acções de uma empresa.


Basta relembrar a falta de visibilidade que Donald Trump teve após ser banido do Twitter e Facebook; e o potencial regresso de Trump à plataforma segundo as regras de Musk, é de facto uma possibilidade - apesar da UE também já ter vindo alertar para a necessidade de moderação nos conteúdos.

Outros aproveitam ainda a oportunidade para relembrar a existência de alternativas como o Mastodon, open-source e descentralizado, que poderá ganhar novo fôlego com a exigência do DMA europeu, que obrigará a que os serviços de mensagens falem com serviços concorrentes.

A acompanhar nos próximos tempos.

2 comentários:

  1. Desejará ele vir a ser um dos futuros presidentes dos EUA?
    🤔🤔

    ResponderEliminar
  2. E o miúdo que acompanha o jacto privado?

    Será que vai continuar no Twitter? Pois...

    ResponderEliminar