2022/04/17

GitHub suspende contas de developers russos

O GitHub está a suspender as contas de empresas russas alvo de sanções e também dos developers que nelas trabalham ou tenham trabalhado anteriormente.

Depois de ter assegurado que, apesar da invasão da Ucrânia, o GitHub continuaria de portas abertas aos developers russos, eis que essa intenção é sobreposta pelas sanções norte-americanas. O GitHub está a encerrar as contas de empresas russas, e também dos developers que nelas trabalhem ou tenham trabalhado - uma medida que tem apanhado alguns utilizadores de surpresa, especialmente os que ja não trabalham lá.

Há alguns meses o GitHub reiterou que pretendia continuar a ser o "lar" de todos os developers, mas isso de pouco vale quando do outro lado existem as obrigações legais de seguirem as sanções ditadas pelos EUA.
É o tipo de situação em que os utilizadores são completamente desprezados, recebendo sempre a mesma respostas "gravada" por mais que desejam argumentar ou explicar o seu caso. Ainda assim, parece que há alguma margem de manobra para corrigir algumas injustiças, já que parece que a medida não deveria afectar os developers que agora já não trabalhem em empresas sujeitas a sanções. Poderá ter sido um caso das suspensões terem sido aplicadas a todos os developers que tivessem qualquer referência às mesmas no seu currículo.

De qualquer forma, se assim for, também abre a porta para a nulidade da intenção primária, já que as empresas visadas poderão simplesmente "despedir virtualmente" os seus developers, de modo a que continuem a ter acesso ao GitHub, se acharem que tal se justifica.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)