2022/04/07

Google vai esconder apps antigas na Play Store

A Google vai começar a aplicar um "limite de validade" às apps na Play Store, escondendo as apps antigas que não tiverem sido actualizadas recentemente.

Uma das maiores vantagens no Android começa também a tornar-se numa das suas vulnerabilidades. A retrocompatibilidade que permite que um smartphone Android actual possa correr uma app Android antiga faz também com que fiquem expostos a riscos adicionais. O Android tem contado com segurança acrescida a cada nova versão que é lançada, mas muitas vezes essa segurança fica limitada pela necessidade de manter a dita compatibilidade com apps feitas para versões anteriores do sistema. E agora a Google quer resolver isso.

A Google vai começar a esconder as apps antigas na Play Store que não tiverem sido feitas para uma versão recente do sistema - mais concretamente, para uma versão da API que tenha um máximo de 2 anos relativamente à mais recente versão do Android.
A restrição apenas se aplicará aos smartphones com Android mais recente que os das apps, pelo que um smartphone com uma versão antiga do Android continuará a ver as apps antigas como agora acontece. E, também há que relembrar que, quando uma app recebe uma actualização, tem obrigatoriamente que estar feita para uma versão da API com o máximo de um ano de idade, pelo que não haverá grandes diferenças para o lado dos developers; serão os utilizadores que se arriscam a ver desaparecer apps antigas que não tenham sido actualizadas nos últimos dois anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)