2022/04/20

Telegram reforça capacidades dos bots para sites interactivos

O Telegram apresentou mais uma ronda de novidades, incluindo sons personalizados para as notificações, traduções melhoradas de mensagens, e bots interactivos que podem substituir sites e apps.

Mantendo a sua tradição de lançar actualizações e novidades a um ritmo que dificulta a tarefa dos concorrentes o tentarem copiar, eis que chega mais um lote de novidades substanciais no Telegram.

A partir de agora os utilizadores poderão escolher os seus próprios sons / músicas para as notificações, e também escolher exactamente durante quanto tempo as desejam silenciar (em vez de estar limitado às opções que existiam anteriormente). Também há melhorias na tradução de mensagens no iOS, acesso facilitado ao auto-delete para as mensagens temporárias, respostas incluídas nas mensagens reencaminhadas, modo Picture-in-Picture melhorado no Android, novas animações, e outros. Mas, provavelmente o mais importante, são as melhorias feitas às capacidades dos bots.

O Telegram passa a suporta a criação de interfaces em javascript nos bots, o que abre as portas a todo um novo mundo de capacidades.
Por exemplo, um restaurante poderá disponibilizar um bot que apresenta um interface para encomenda de comida online, directamente na app, sem necessidade de direccionar o utilizador para uma app ou site externo.

É uma evolução que aproxima o Telegram das plataformas de chat já existentes em países como a China, e em que os programas de mensagens se tornam na plataforma para milhares de mini-apps para todo o tipo de funcionalidades. Embora outros já o tenham tentado replicar no ocidente, pode ser que o Telegram se torne no primeiro a conseguir fazê-lo com sucesso; dependerá da adesão que tiver.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)