2022/05/15

Apple patenteia acessórios com NFC que activam iPhones automaticamente

A Apple parece ter acordado para as potencialidades do NFC e pede patentes para capas e docks com NFC capazes de activar iPhones em diferentes modos.

Mais de uma década após os primeiros smartphones com NFC terem chegado ao mercado (o Samsung Nexus S de 2010 no caso dos Android), e de há muito os utilizadores Android já utilizarem tags NFC para automatizarem tarefas - enquanto nos iPhones a utilização do NFC continua a ser bastante limitada - a Apple parece finalmente querer tirar partido de algumas funcionalidades que não serão novidade para ninguém.

A Apple imagina capas específicas, concebidas para fotografia ou para jogos, que poderão activar automaticamente modos de funcinamento diferentes nos iPhones.
Sem dúvida que poderá ser útil e facilitar a vida aos utilizadores, e ainda mais se as automações via NFC forem integradas no seu excelente Shortcuts para poderem ser personalizadas pelos utilizadores, mas é um pouco ridículo estar a pedir patentes de algo que já muitas pessoas fazem há muito, muito, muito tempo.

Por exemplo, tenho amigos que puseram uma tag NFC no suporte do carro, e quando lá pousam o seu smartphone fica automaticamente em modo "automóvel" com app de navegação pronta a funcionar, etc. Algo que faço no iPhone por via indirecta utilizando uma automação que actua com base na ligação do carregador e da ausência de rede WiFi (e que agora felizmente já pode ser feita sem estar a chatear com notificações).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)