2022/05/28

Como fazer uma caixa com fechadura de impressões digitais

Um Arduino e um sensor de impressões digitais permitem fazer uma caixa que dispensa as fechaduras ou trancas de códigos tradicionais.

Os sensores de impressões digitais popularizaram-se por conta dos smartphones, ao ponto de agora serem tão comuns que até já nem merecem referência de que estão incluídos. Até faz esquecer os tempos em que esse tipo de sensores era uma raridade, aparecendo apenas nalguns poucos portáteis destinados ao sector empresarial. E essa popularização faz também com que, hoje em dia, seja fácil adicioná-los a qualquer projecto doméstico.

Este projecto mostra-nos como criar uma caixa com sensor de impressões digitais, usando um Arduino e o respectivo módulo com sensor de impressões digitais - sendo que há de diferentes estilos, consoante o tipo de aplicação pretendido (incluido modelos de aspecto mais discreto).

Estes módulos fazem com que todo o processo de adicionar e reconhecer impressões digitais seja bastante simplificado e gerido através de comandos via comunicação série, com bibliotecas para Arduino já prontas a usar.

Quanto ao projecto em si, não se pode dizer que seja o mais prático (da forma que está, até para fechar a caixa é preciso abrir a tranca usando impressão digital) mas vale pela componente de demonstrar o funcionamento destes componentes, que depois poderão ser usados noutros projectos.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)