2022/05/06

Missão Crew-3 regressa à Terra

A SpaceX soma mais uma vitória, fazendo regressar os quatro astronautas da missão Crew-3 que estiveram na ISS durante seis meses.

Não querendo correr o risco de dizer que se está a tornar "banal", a verdade é que a SpaceX começa a fazer com que pareçam rotineiras as missões bem sucedidas, quer de transporte de carga para ISS, quer de lançamento de satélites, como - e especialmente - do lançamento de astronautas e o seu regresso à Terra.

Desta vez assistimos ao regresso dos quatro astronautas da missão Crew-3 da NASA (incluindo um astronauta alemão da ESA) que foram lançados em Novembro para uma estadia de seis meses na Estação Espacial Internacional (ISS).


Pelo meio tiveram alguns momentos inesperados, com o teste de míssil anti-satélite da Rússia a ter criado uma nuvem de destroços que obrigaram os astronautas na ISS a terem que se preparar para uma potencial evacuação de emergência, na eventualidade de haver alguma colisão com a estação. Felizmente tal não aconteceu, permitindo o regresso à normalidade, mas relembrando a necessidade de se manter o espaço "limpo" - e definitivamente parar com todo e qualquer tipo de testes de armas no espaço.

No mês passado já seguiram para a ISS os quatro astronautas da missão Crew-4, incluindo um astronauta italiano da ESA, que deverão permanecer lá até ao Outono.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)