Não querendo correr o risco de dizer que se está a tornar "banal", a verdade é que a SpaceX começa a fazer com que pareçam rotineiras as missões bem sucedidas, quer de transporte de carga para ISS, quer de lançamento de satélites, como - e especialmente - do lançamento de astronautas e o seu regresso à Terra.
Desta vez assistimos ao regresso dos quatro astronautas da missão Crew-3 da NASA (incluindo um astronauta alemão da ESA) que foram lançados em Novembro para uma estadia de seis meses na Estação Espacial Internacional (ISS).
And… splashdown! Dragon has safely made it home with precious cargo aboard: four #Crew3 astronauts!
— NASA (@NASA) May 6, 2022
Now they wait for the recovery vehicle, which is named after Shannon Walker, mission specialist for the first crewed @SpaceX mission to the @Space_Station: pic.twitter.com/VDDXdsxkbH
Pelo meio tiveram alguns momentos inesperados, com o teste de míssil anti-satélite da Rússia a ter criado uma nuvem de destroços que obrigaram os astronautas na ISS a terem que se preparar para uma potencial evacuação de emergência, na eventualidade de haver alguma colisão com a estação. Felizmente tal não aconteceu, permitindo o regresso à normalidade, mas relembrando a necessidade de se manter o espaço "limpo" - e definitivamente parar com todo e qualquer tipo de testes de armas no espaço.
No mês passado já seguiram para a ISS os quatro astronautas da missão Crew-4, incluindo um astronauta italiano da ESA, que deverão permanecer lá até ao Outono.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)