Seja qual for a sua escolha, existem diferenças em termos de tempos e custos de carregamento que deve conhecer.
Vai carregar em casa? Use uma Wallbox
A melhor opção para carregar o seu veículo eléctrico em casa é mesmo através de uma wallbox que pode instalar perto do seu lugar de estacionamento (garagem partilhada) ou em qualquer outro local da sua casa (moradia).As wallboxes são ligadas directamente ao quadro para obter uma maior amperagem e permitir carregar a bateria em menos tempo.
Vai usar a rede pública de postos de carregamento eléctrico?
A rede de abastecimento eléctrica para veículos é desenvolvida pela Mobi-e e já são mais de 1.250 postos de carregamento eléctrico distribuídos de norte a sul do país e Madeira. Para os utilizar precisa apenas de um cartão de acesso, que pode ser adquirido através de um dos vários Comercializadores de Electricidade para Mobilidade Eléctrica (CEME).Dentro desta rede, irá encontrar três tipos de postos de carregamento eléctrico diferentes, que deverá utilizar de acordo com o valor que quiser gastar e tempo que quer despender.
Postos de Carregamento Normais (PCN)
O carregamento nestes postos é feito em corrente alternada como em nossas casas, disponibilizado tipicamente potências entre os 3,7 kW e os 22 kW. Os postos de 22 kW podem ser chamados de semi-rápidos. O tempo de carregamento varia enormemente, consoante a potência disponível e a capacidade da bateria que pretende carregar.Por exemplo, se quiser carregar 50% de uma bateria com 64 kWh de capacidade, ou seja 32 kWh, num posto de 11 kW de potência, vai demorar cerca de 3 horas (32 kWh : 11 kW = 2,9 h).
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)