2022/05/08

Rússia perde apps pagas e actualizações na Play Store

Para cumprir com as sanções, a Google suspendeu os downloads e actualizações de apps pagas na Play Store na Rússia.

As sanções contra a Rússia devido à invasão da Ucrânia não páram de aumentar, deixando o país cada vez mais isolado do resto do mundo em termos tecnológicos. Depois de recentemente ter perdido o acesso à arquitectura ARM, atirando-a para a pré-história dos chips, é vez de dos utilizadores perderem o acesso às apps pagas e respectivas actualizações na Play Store.

Embora os utilizadores russos ainda possam aceder às apps gratuitas, todas as apps com pagamentos ficam bloqueadas e inacessíveis, e isso inclui também todas as apps com subscrições - em cujo caso a Google sugere aos responsáveis que disponibilizem um período de carência para os pagamentos, para que os seus clientes possam continuar a receber actualizações e a manter o acesso à app, apesar de não poderem processar os pagamentos por agora.

Este bloqueio poderá ter como consequência um aumento do recurso a app stores alternativas, ou até mesmo ao uso de apps pirateadas - já que é algo que a Rússia parece estar a facilitar desde o início das sanções, legalizando o uso de software ocidental pirateado. Infelizmente, parece que todos estes casos estão para durar, pois ainda não existe um fim à vista para a guerra na Ucrânia.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)