2022/05/19

Windows 11 com widget de pesquisa no desktop

No mais recente Windows 11 de teste, a MS adicionou um widget de pesquisa muito ao estilo dos sistemas mobile.

Enquanto de um lado temos os sistemas mobile a quererem aproximar-se dos desktops, com suporte para teclado e rato, janelas, e outras coisas; por outro lado não deixa de ser curioso que temos os sistemas desktop a também adoptarem algumas das coisas que se tornaram comuns nos sistemas mobile.

Na mais recente Insider Preview Build do Windows 11 temos um novo widget opcional que adiciona uma barra de pesquisa no desktop.

A melhor parte deste widget é que é fácil fazê-lo desaparecer (botão direito -> more options -> show Search). É que ao contrário de um smartphone ou tablet, num desktop torna-se bastante menos útil e prático ter uma caixa de pesquisa no meio do ecrã, que quase sempre estará sobreposto com múltiplas janelas dos programas que se estiverem a usar. Mais sentido faria meters a pesquisa na barra de tarefas, como já chegou a estar em Windows anteriores, e que pelo menos se mantinha sempre visível e acessível independentemente das janelas abertas.

Mas, pode ser que até seja interessante para quem costumar ter os desktops impecavelmente limpos e raramente abrir uma janela no ecrã... Pelo menos, parece ser essa a ideia da Microsoft.

1 comentário:

  1. Embora este widget em especifico não me pareça interessante, pode ser que seja o inicio de uma marketplace de widgets da MS e de terceiros de qualidade... Ou então é só mesmo mais uma tentativa de "obrigar" as pessoas a usarem bing, veremos 🤷‍♂️

    ResponderEliminar