2022/06/26

Bungie identifica jogador descontente que enviou takedowns falsos do Destiny 2

Desta vez temos um caso de abuso dos direitos de autor, mas que foi abusado por um jogador e YouTuber descontente referente à Bungie e ao jogo Destiny 2.

Publicar coisas protegidas por direitos de autor no YouTube é meio caminho andado para se levar com penalizações ou até ficar sem o canal; e isso parece ter sido a gota de água para um jogador e YouTuber, que depois de ter ficado com o seu canal bloqueado por uma queixa legítima, se lembrou da infeliz ideia de tentar manipular a opinião pública enviando dezenas de queixas falsas contra outros canais dedicados ao Destiny 2.

O indivíduo criou contas falsas para se tentar distanciar desta táctica, publicamente assumindo uma posição de vítima, ao lado dos demais canais alvo de queixas DMCA - enviadas por ele próprio em nome da Bungie. Mas tudo acabou por ser revelado pela investigação da Bungie, que conseguiu identificar o IP que ele utilizou enquanto se fazia passar por outras pessoas e enviar as queixas, e que também tinha sido utilizado por ele para comprar coisas do jogo - confirmando a sua identidade. No final ainda tentou utilizar uma VPN para esconder o seu IP, mas já foi tarde demais.

Agora, enfrenta um processo da Bungie em que é pedido mais de 7 milhões de dólares pelos danos causados - e que acabará por afectar a sua vida durante os próximos anos, para não dizer todo o resto da sua vida. Bem, sempre pode vender a ideia para um documentário da Netflix sobre o incidente, para ajudar a amortizar os custos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)