2022/06/23

Craiyon / Dall-E Mini cria imagens por pedido

O Dall-E Mini permite criar surpreendentes imagens descritas por texto.

Recentemente falamos do Dall-E 2 da OpenAI e do Imagen da Google, sistemas de inteligência artificial que conseguem criar imagens de alta qualidade a partir de uma descrição. Infelizmente, não estão disponíveis para o público em geral, mas temos uma versão Dall-E Mini que já permite brincar um pouco.

Originalmente conhecido por Dall-E Mini mas tendo mudado de nome para Craiyon para evitar confusões, este modelo não tem a capacidade dos sistemas referidos, mas já permite obter coisas bastante caricatas - mesmo se as suas capacidades de compreensão por vezes não interpretam bem o que se pede.

Num dos casos tinha pedido um carro a saltar sobre um tubarão e a maioria das imagens criadas foi de um tubarão a saltar sobre um carro; e noutro pedido, de um gato a olhar para um cão a olhar para rato (eu sei que não facilitei, estava a tentar descobrir os limites), os resultados também ficaram longe de ser aquilo que se esperaria. Mas, se fizermos pedidos mais simples, somos presentados com uma intrigante amálgama de elementos que visualizam aquilo que se pediu; e mesmo não tendo a qualidade do DALL-E 2 ou do Imagen, não deixa de ser fascinante pensar que tudo isto saiu da "inteligência" de um sistema automatizado, gerado a partir das nossas palavras.
Nota: Pode ser necessário esperar algumas dezenas de segundos, ou até alguns minutos, dependendo do nível de utilização que o serviço estiver a ter.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)