2022/06/28

Samsung paga milhões por resistência à água enganadora

A Samsung não fica escaldada apenas com baterias explosivas, também a água lhe valeu uma multa de 9.2 milhões de euros na Austrália devido a publicidade enganosa.

O caso remonta a campanhas publicitárias da Samsung entre 2016 e 2018, em que davam a entender que os seus smartphones Galaxy A, S7 e S8 podiam ser usados no mar e em piscinas; quando na verdade não é recomendável que isso seja feito.

Embora os smartphones em questão tenham protecção IP68, que garante a resistência à água até 30 minutos a uma profundidade de 1.5 metros, isso aplica-se apenas a água doce: não a água salgada do mar, ou com o cloro da água das piscinas.
Houve centenas de queixas de clientes que descobriram que os seus smartphones deixaram de trabalhar ou ficaram com danos depois de terem sido usados como nas campanhas publicitárias, e agora tudo isso resulta nesta multa (que acaba por ser simbólica) para a Samsung.

Mais vale fazer como a Apple fez durante alguns anos, em que nem sequer referia que os iPhones tinham resistência à água, apesar de o serem. A não ser em casos excepcionais, de smartphones concebidos especificamente para resistência "extrema", o melhor é tratar a parte da resistência à água como uma segurança no caso de apanhar chuva ou de um mergulho acidental, e não como recomendação de que seja usado debaixo de água.

1 comentário:

  1. Já meti o meu iPhone XR varias vezes no mar e nunca tive qualquer problema.

    ResponderEliminar