2022/07/28

Asus revela ZenFone 9

Perfeito para os fãs dos smartphones mais compactos (relativamente falando), o ZenFone 9 vem recheado de coisas boas.

Até parece incrível pensar que em tempos se considerava um smartphone com ecrã de 5" um "gigante" que muitos consideravam pouco prático de utilizar. Hoje em dia, modelos como este ZenFone 9 de 5.9" são considerado compactos, tornando-o num dos mais pequenos topos de gama Android do momento.

O ZenFone 9 vem com ecrã OLED de 5.9" (1800x2400) HDR10+ a 120 Hz, com touch a 240 Hz, Gorilla Glass Victus, e brilho máximo de 1100 nits; CPU Snapdragon 8+ Gen 1, 8 ou 16 GB RAM, 128 / 256 GB UFS 3.1, câmaras traseiras de 50 MP + 12 MP, câmara frontal de 12 MP, todas com sensores Sony, e bateria de 4300 mAh.
A câmara principal de 50 MP usa um Sony IMX766 com pixeis de 1.0µm, e um sistema de estabilização óptico de 6 eixos com gimbal que a Asus diz ser três vezes melhor que os sistemas de estabilização óptica convencionais. Para compensar a falta de uma câmara telefoto dedicada, este sensor pode fazer zoom 2X a 16 MP sem perda de qualidade.
Outro aspecto interessante é que o ZenFone tira partido da bateria aumentada para dar aos utilizadores a opção de prolongarem a sua longevidade. Os utilizadores poderão definir um limite de carga aos 80% ou 90%, que reduz a sua degradação para apenas 7% (em vez de 15%) ao fim de 500 ciclos de carregamento. Uma opção que, por esta altura, já deveria ser algo incluído de origem em todos os smartphones.

Para evitar aquelas questões dos sensores de impressões digitais no ecrã, a Asus optou por colocar o sensor num botão lateral, que pode funcionar como "smart button" e reconhecer gestos, permitindo fazer coisas como deslizar o dedo para fazer scroll de uma página.

Por último, temos ainda uma série de acessórios "Connex", que permitem a automatização de algumas funções. Por exemplo, uma capa com suporte integrado pode fazer arrancar automaticamente o YouTube ou Netflix (ou outra app à escolha) assim que se abre o suporte.
E, para os mais aventureiros, temos também o curioso Smart Backpack Mount, que pemite fixar o smartphone numa das alças de uma mochila, para se poderem fazer caminhadas ou corridas com o smartphone sempre acessível, e com um cabo retráctil que permite a sua utilização sem receio que um deslize o possa fazer cair.


O Asus ZenFone 9 terá preço a começar nos 829 euros.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Ainda me lembro de um colega ter comprado o 1º Galaxy Note, de o meter ao lado do meu HTC Legend, de ecrã de 3 polegadas, e achar que era enorme, e que nunca ia querer andar com um calhamaço daqueles.
    Mas a verdade é que o 1º Galaxy Note tinha 5.3 polegadas de ecrã :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando tive um S2 na mão a primeira vez aquilo parecia um calhamaço! Na altura tinha um Huawei Ideos X5... talvez p smartphone mais ergonómico que tive.

      Eliminar
    2. Curiosamente também passei de um Huawei Ideos X5 para um Samsung S2.

      Gostei bastante de ambos.

      Eliminar
  3. Bem, só lhe falta uma política de updates decente.

    ResponderEliminar