2022/07/05

Como desactivar o envio de informação sobre o computador no Chrome

Incluído com o Chrome vem uma ferramenta de monitorização do PC que envia dados para a Google, mas é possível desactivar esse envio.

A maioria das pessoas que instala o Chrome não sabe que, incluído no pacote vêm alguns extras que passam despercebidos durante a maior parte do tempo. Um deles é o Software Reporter Tool, que analisa que coisas se tem instalado no computador e envia essa informação para a Google.

Este processo passa despercebido, a não ser que tenham a sorte / azar de o apanhar quando faz o seu varrimento, em que se faz notar uma utilização excessiva do disco, ou quando ocorre um dos muitos bugs frequentes, que causa a execução de vários processos em simultâneo aumentando drasticamente o uso do CPU (e consequente consumo, temperatura, barulho da ventoinha, etc.)
É normal isto passar despercebido, já que a Google "escondeu" esta opção numa pouco chamativa secção "Reset and Clean up" nos settings ( chrome://settings/cleanup ) da qual a maioria das pessoas se irá manter afastada - como curiosidade adicional, até a opção para fazer o reset das definições do Chrome pede para enviar os dados actuais para a Google!
Mas, indo à secção de Clean Up, temos a opção fácil de desactivar o envio desses dados para a Google (imagem inicial).

O único ponto contra é que não existe forma fácil de desactivar a análise do PC, obrigando a recorrer a métodos mais trabalhosos. Um deles poderá ser feito através do Regedit, criando uma opção para desactivar o scan.
No Regedit:
  1. Criar uma nova chave:
    HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Google\Chrome
  2. Adicionar nesta chave duas novas DWORD (32-bit) Value com nomes:
    ChromeCleanupEnabled
    ChromeCleanupReportingEnabled
    ambas com valor 0

O nome é auto-descritivo, sendo que a parte do reporting está disponível através da opção nos settings referida anteriormente. A outra opção, de desactivar a execução do programa, também deveria estar.

4 comentários: