2022/07/16

Espelho retrovisor de capacete para bicicletas

O projecto de hoje pretende reforçar a segurança dos ciclistas mostrando como aplicar um espelho retrovisor no capacete.

Para quem circular de bicicletas nas estradas públicas, todos os cuidados são poucos e todas as ajudas bem-vindas. Este projecto mostra como se pode, de forma bastante simples, adicionar um pequeno espelho retrovisor a um capacete, para que o ciclista possa ver o que se passa atrás de si sem necessidade de virar a cabeça.

É uma solução "low-tech" bastante distante das soluções mais avançadas (como o sistema de radar com câmara da Garmin), mas que não deixa de ser bastante eficaz - e que dispensa preocupações com recarregamentos de baterias, e sendo também bastante mais económica.
O único aspecto que levanta algumas preocupações é o facto de se estar a adicionar um espelho que fica a poucos centímetros dos olhos, e que honestamente me faz questionar os potenciais riscos em caso de haver um acidente em que o ciclista seja projectado.

Resta sempre a opção tradicional de colocar os espelhos retrovisores na própria bicicleta, que não deixa de ser também bastante eficiente e elimina essa preocupação.

2 comentários:

  1. Para esta situação ja existe pelo menos uma marca de óculos de ciclismo com um pequeno espelho integrado na lente:
    https://trieye.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ao ver o site pensei logo: porque não pensei nisto antes?! Boa dica!

      Eliminar