2022/07/31

Foguete chinês cai no Índico

Apesar dos receios de poder cair sobre áreas povoadas, o Long March 5B despenhou-se sobre o oceano Índico.

A China tem estado a aumentar a sua estação espacial Tiangong a ritmo acelerado, mas não se tem preocupado muito com os efeitos colaterais dos seus lançamentos. O mais recente módulo foi lançado num foguete Long March 5B a 24 de Julho, voltando a deixar o foguete descartado numa reentrada descontrolada, que faz com que o local de queda seja uma autêntica lotaria.

Felizmente, as probabilidades estão a favor da China, com o foguete a desintegrar-se e a despenhar-se sobre o oceano Índico. Mas, em 2020, já se assistiu a um caso em que destroços de um destes foguetes provocaram estragos na Costa do Marfim.

A China vai lançar o módulo final da sua estação espacial em Outubro, voltando a levantar preocupações sobre onde irá cair o foguete; e no próximo ano lançará o seu telescópio espacial, demonstrando que este receio irá continuar pelos próximos anos - pelo menos até que também comece a desenvolver foguetes reutilizáveis ao estilo da SpaceX, que aterrem de forma controlada; ou, pelo menos, que adopte uma política de maior transparência a nível de indicar as trajectórias utilizadas para que se possa ficar com uma melhor ideia dos países em risco de levarem com um foguete ou os seus destroços.

2 comentários:

  1. A ideia da China: eu faço o que quiser, os outros que se arranjem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade, não é a ideia da China.
      É ideia de quem se sente com (mais) poder sobre os outros.

      A China sente que tem poder e faz aquilo que (infelizmente) a natureza humana leva aos seres humanos a fazer: Impor o poder sobre os que estão "por baixo".

      Se os que estão "por baixo" tiverem capacidade de resposta, poderão fazê-lo e até, porventura, ficar por cima.

      Mas...

      Trata-se da China, não é?

      Pois.

      Eliminar