2022/07/24

Netflix redirecciona subscritores para página externa no iOS

A guerra das comissões não tem fim à vista, e a Netflix já está a redireccionar os clientes para uma página externa no iOS.

Avizinham-se grandes alterações na forma como as app stores lidam com as suas exigências nos serviços de pagamento, sendo que actualmente temos assistido a uma pressão crescente para que permitam a utilização de serviços de pagamento concorrentes, que já tem sido conseguida embora de forma ridícula. É que, embora Apple e Google tenham sido forçadas a aceder a esse requisito por tribunais nalguns países, continuam também a cobrar pesadas comissões, quase idênticas às que cobram nos seus serviços de pagamento, pela utilização de serviços alternativos.

Ainda assim, as regras nunca foram muito claras ou justas. Bastando referir que até há pouco tempo as apps nem sequer podiam incluir links para formas de pagamento alternativas externas, mas havendo apps que escapavam a essa regra. E agora, a Netflix torna isso ainda mais evidente na sua app iOS, ao redireccionar os clientes para uma página externa para a gestão dos pagamentos e da sua conta, de forma independente da Apple.

De relembrar que desde 2018 que a Netflix tinha removido a opção de subscrição directa via app nos iPhones e iPad, para evitar o pagamento das comissões à Apple - que fez com que a Apple tentasse impedir a Netflix de o fazer via browser nos seus equipamentos. Mas, os casos mais recentes têm forçado a Apple a ceder terreno nesta área, e em breve isso poderá ficar cimentado com as novas exigências europeias que devem entrar em vigor no final do ano.

1 comentário:

  1. Uma comissão de 30% sobre pagamentos de serviços de assinatura mensal/anual não deveria ser considerada comissão mas sim roubo qualificado.

    ResponderEliminar