2022/07/24

Northvolt investiga baterias de madeira

A Northvolt está a explorar a criação de baterias...de madeira.

A empresa sueca Northvolt está a explorar a criação de baterias sustentáveis que recorrem a um material inesperado: a madeira.

Tendo sido criada por dois ex-executivos da Tesla que contribuíram para a construção da primeira Gigafactory a par da Panasonic, a empresa demonstra desde logo que tem as bases suficientes para ser levada a sério. A ideia é replicar o conceito Gigafactory para a produção de baterias em grandes volumes, e já conta com o apoio de empresas como a VW, BMW, e Volvo, tendo já planos para iniciar a construção de uma segunda Gigafactory na Suécia e uma terceira na Alemanha.

As suas baterias usam carbono recolhido da madeira das florestas no norte da Europa, e o seu objectivo é iniciar a produção em volume usando materiais sustentáveis gerados a partir de materiais produzidos na Europa, dispensando a necessidade de materiais raros de outras regiões. E, ao contrário das baterias de areia que se destinam a armazenar energia na rede, estas destinam-se ao sector automóvel, que está "desesperado" por ter baterias eficientes e em quantidade suficiente para possibilitar a transição que se deseja para os próximos anos.

Embora não seja indicada qualquer comparação com as tecnologias de baterias existentes no mercado, é de esperar que estas baterias "de madeira" sejam competitivas tanto em termos de capacidade como em custos; sendo que evidentemente não se pode descurar o facto de usarem materiais sustentáveis para a sua produção.

1 comentário:

  1. Alfo aqui parece não estar a soar muito bem...

    As baterias resultantes serão então baterias de madeira ou baterias de carbono?

    🤔

    ResponderEliminar