2022/07/10

O volante by-wire da Toyota

Enquanto se aguarda pela chegada do volante by-wire no bZ4X, podemos ver que tal se comporta no Lexus RZ 450e.

A Toyota entrou tarde no sector dos automóveis 100% eléctricos (desperdiçando toda a vantagem que tinha por conta do seu híbrido Prius) mas agora está a tentar compensar isso com a estreia de algumas tecnologias futuristas, como é o caso de um sistema de direcção by-wire.

Tanto o Toyota bZ4X como o Lexus RZ 450e podem contar com um sistema de volante eléctrico que dispensa a habitual ligação mecânica entre o volante e as rodas. É um sistema que tem gerado bastante curiosidade e que abre todo um um novo panorama de possibilidades, não só a nível de concepção do veículo (total liberdade para a colocação do volante onde for necessário), como também da utilização, com o carro a poder mudar o ângulo de viragem das rodas em função da velocidade. Por exemplo, a baixa velocidade teremos maior ângulo de viragem das rodas para o mesmo ângulo de rotação do volante, para facilitar manobras; a alta-velocidade teremos o inverso.
É o tipo de coisa que algumas marcas tentaram replicar de forma mecânica (a BMW tinha um sistema de direcção variável) mas necessitando de muito maior complexidade de mecanismos - e que, em versão eléctrica, se torna extremamente simples.

Agora só resta esperar que a Toyota consiga manter as rodas nos carros.



1 comentário:

  1. Acho que estaremos a ir demasiado longe...

    Não consigo sentir confiança em colocar a minha vida dentro de uma caixa em que, para todos os efeitos, o controlo possa ser retirado das mãos de quem está lá dentro...

    Muito suspeito, em minha opinião.

    ResponderEliminar