2022/07/14

Portugal e o sistema de alertas de emergência (inexistente)

Portugal continua preso a um obsoleto sistema de SMS para os alertas de emergência, enquanto outros países tem sistemas nacionais multi-canal há décadas.

Enquanto Portugal vai desperdiçando milhões em alertas via SMS que podem demorar horas a chegar às pessoas (ou nem sequer chegarem), não será má ideia relembrar que além da troca dos SMS por Cell Broadcast, seria benéfico olhar para os (muitos) exemplos existentes de sistemas de alerta nacionais que existem noutros países.

Será redutor olhar para os Public Warning System (PBS) ou Emergency Warning System (EWS) como algo que se deve resumir ao envio de mensagens para um smartphone. Em vários países esses sistemas integram uma rede global multi-canal, capaz de fazer chegar mensagens de emergência através do smartphone, mas também via rádio, TV, e até painéis informativos genéricos, como os que são usados nas estradas para alertar para acidentes ou condições atmosféricas.




Nalguns países isso acabou por ser derivado dos sistemas de alerta usados durante as guerras, mas hoje em dia vemos que não é preciso uma guerra para que tais sistemas sejam necessários.

A par da transição para o Cell Broadcast como forma rápida de resolver as encrencas dos SMS, talvez fosse boa ideia ser um pouco mais ambicioso e tentar seguir nessa direcção dos alertas multi-canal. Quanta da população mais idosa nas aldeias de Portugal poderá ignorar mensagens enviadas via SMS, beneficiando de um alerta que lhe aparecesse no ecrã do seu televisor, ou na estação de rádio que estivesse a ouvir?

3 comentários:

  1. Excelente alerta. Isto é algo que deveria estar a bombar nas tendências das redes sociais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente não há uma massa crítica em relação a este assunto como tem existido por exemplo em outros Países. Partilho o exemplo da Alemanha e França. Por cá nunca vi os meios de comunicação social a falar deste tema.

      Eliminar
  2. É preciso ter cuidado com estes sistemas existentes. Deveriam sim aproveitar o conceito, mas melhorar, por exemplo para garantir autenticidade das mensagens, porque existe o perigo de falsificação das mensagens... o que pode dar origem a grandes prejuízos e a fazer com que as pessoas não confiem nas mensagens.

    As pessoas nos EUA tendem a detestar esses sistemas de alerta, porque ao longo do ano pelo menos em algumas áreas tendem a receber falsos alertas só para teste. Se vão interromper ou acordar alguém que seja para dar uma informação realmente importante que realmente precise de uma acção imediata para a pessoa se salvar.

    Cá em Portugal mandam mensagens a dizer que está calor, quando já estava calor nos dias anteriores, ou a avisar para o perigo de incêndio florestal quando a floresta já anda a arder um pouco por todo o lado. É inútil! Diria mais: é uma estupidez. Quem manda tais mensagens é burro, e não vou ligar nenhuma a mensagens vindas de tal gente se me andam a dizer o óbvio que já estava a acontecer.

    ResponderEliminar