2022/07/20

Qualcomm revela Snapdragon W5 e W5+ para wearables

A Qualcomm revelou os seus novos chips Snapdragon W5 e W5+, de 4 nm, para smartwatches mais eficientes.

A Qualcomm parece finalmente começar a levar a sério os wearables, lançando um chip à altura - ou, melhor dizendo, dois.

Os Snapdragon W5 e W5+ são chips de 4 nm, que representam um passo de gigante face aos antigos Wear 4100 de 12 nm. A Qualcomm diz que estes novos chips oferecem o dobro do desempenho usando metade da energia, que se deverá traduzir em autonomias 50% superiores em volumes mais reduzidos. E, para garantir que lhes é dado bom uso, a Qualcomm diz ter trabalhado com a Google para garantir que o Wear OS estava afinado para tirar o máximo partido das suas capacidades.

Estes chips vêm com 4x Cortex A53 mais 1x Cortex M55 de alta eficiência, GPU A702 a 1 GHz (os 4100+ tinham um A504 a 320 MHz), e suporte para memória LPDDR4 a 2133 Mhz. Também contam com uma unidade de Machine Learning U55. A diferença entre os modelos W5 e W5+ é que este último conta com um co-processador adicional AON (Always-ON) dedicado a funções que poderão ser realizadas enquanto o chip principal está adormecido, para maior eficiência: coisas como reconhecimento de comandos de voz, reprodução de música, notificações, tracking de movimentos, etc.
Como é habitual, a Qualcomm disponibiliza smartwatches de referência que qualquer fabricante poderá utilizar para facilitar o desenvolvimento dos seus smartwatches, e espera-se que a Mobvoi e a Oppo sejam dos primeiros a lançar novos smartwatches Wear OS com estes chips.

Esperemos que o aguardado Pixel Watch também já use um destes chips, senão, chegará ao mercado já com hardware desactualizado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)