2022/07/07

Shenzhen autoriza automóveis autónomos

A cidade de Shenzhen na China é a primeira a legalizar a circulação de automóveis autónomos de nível 3 (L3) a partir de 1 de Agosto.

A partir de 1 de Agosto, os condutores de automóveis com capacidade L3 poderão deixar os seus carros conduzir sozinhos pela cidade de Shenzhen sem se preocuparem com a sua legalidade.

As mais recentes gerações de carros autónomos e semi-autónomos têm muitas vezes sido travados pelas questões legais e regulamentares (por exemplo, só recentemente os EUA permitiram carros sem volantes nem pedais), mas a China quer estar na linha da frente desta questão. As novas regras aprovadas por Shenzhen classificam os carros em três categorias, com sistemas de condução pouco automatizados, muito automatizados, e 100% automatizados - com as duas primeiras classes a necessitarem de um condutor permanente que possa assumir o controlo a qualquer momento, e a terceira a possibilitar veículos sem qualquer condutor a bordo e sem sistema de controlo manual. No entanto, este último caso fica limitado a circulação a certas zonas específicas da cidade.
No caso dos carros com condutores humanos, a responsabilidade em caso de acidente continuará a ser do condutor mesmo que o carro estivesse a conduzir de forma automática; nos veículos 100% autónomos, a responsabilidade será da empresa ou do gestor da frota.

Empresas como a XPeng, que também tem feito forte aposta nos sistemas autónomos nos seus carros, disseram que esta medida é extremamente benéfica e irá beneficiar a vida aos condutores.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)