2022/08/27

Califórnia quer fim dos carros a combustão em 2035

Antecipando-se ao resto do país, a Califórnia prepara a proibição da venda de automóveis a combustão a partir de 2035.

Perante a falta de consenso a nível federal, nos EUA a Califórnia prepara-se para voltar a estar na linha da frente da protecção ambiental, definindo 2035 para o fim da venda de novos automóveis com motores de combustão.

Os objectivos dos EUA eram de, em 2035, 50% dos novos veículos terem zero emissões; mas mesmo esse objectivo está em risco face à inflação crescente. Mas os especialistas alertam que esta exigência na Califórnia acaba por beneficiar o resto do país, pois será mais eficiente para os fabricantes acelerarem a transição para os veículos com zero emissões de forma global do que manterem linhas de produção diferenciadas para a Califórnia e para o resto dos EUA. Especialmente tendo em conta que outros estados poderão adoptar medidas idênticas a qualquer momento.

Na Europa, o fim da venda dos carros a combustão continua a ser ponto de discussão, com alguns a quererem isso em 2030, outros a quererem empurrar a data para 2040. Sendo que o mais certo é que isso acabe por ser antecipado por força das preferências dos consumidores, como acontece na Noruega, onde algumas marcas dizem que deixarão de vender carros a combustão já a partir de 2024.

3 comentários:

  1. Vamos salvar o planeta. Não acabem é com os voos low-cost, porque o papão é o automóvel 🤣

    ResponderEliminar
  2. Devia ser 2022 fim dos carros a gasóleo, 2024 fim dos carros a gasolina, 2025 fim dos carros a gás, 2030 fim dos aviões a combustão, 2031 primeiro aniversario do fim da era fóssil. Quem não conseguir viver sem queimar alguma coisa tem sempre a opção de experimentar a cremação.

    ResponderEliminar