2022/08/03

Google Duo transforma-se em Meet mas mantém Meet original

A Google entra numa nova fase de tentar organizar as suas apps de videochamada, com o Duo a transformar-se em Meet mas sem substituir o Meet original.

A saga da Google nos serviços de mensagens e videochamadas já vai tão longa que a maioria das pessoas simplesmente já desistiu de tentar perceber o que se passará na cabeça dos gestores da Google responsáveis por esta divisão. Do Google Chat original para o Hangouts, a fragmentação no Duo e Allo, a ascensão do Meet, a morte do Allo, a morte do Hangouts, e agora a reunificação do Duo e Meet, mas mantendo o Meet original - isto, em versão resumida.

A fase em que estamos agora é a combinação do Duo e do Meet, com o Duo, inicialmente concebido para videochamadas um para um, a ganhar capacidades de videoconferência como o Meet, e por isso, fazendo com que o Duo passe a ser a nova app do Meet; e no processo fazendo com que a anterior app do Google Meet, que ainda continuará a existir, passe a ser a "Meet Original". Ficando adiado para data posterior o processo de transição desses utilizadores para o novo Meet. Quem visitar o duo.google.com também irá ser redireccionado para o meet.google.com/calling ao longo dos próximos meses.

A reunificação dos serviços numa única app é um passo positivo, mas não deixa de ser profundamente caricato que a Google já tivesse precisamente isso antes de dar início a toda esta rebaldaria de serviços, no Hangouts. O que conseguiu, após todos estes anos, foi conseguir afugentar os utilizadores que usavam os seus serviços de mensagens diariamente, para serviços concorrentes - e, mais do que voltar a reagrupar serviços, a sua maior dificuldade será conquistá-los de volta.

3 comentários:

  1. O único comentário possível:

    💩

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida muito más decisões. Pessoalmente uso exclusivamente WhatsApp (apesar que o Duo e Skype têm muitíssimo melhor qualidade de vídeo) porque simplesmente 99.9% dos meus contactos têm WhatsApp.

    ResponderEliminar
  3. Tenho vergonha desta situação toda...

    Ainda me lembro de tentar convencer alguns amigos e familiares a usarem o allo (antes do boom dk whatsapp) e depois foi o que foi...Quando encerraram a app

    Ridículo mesmo

    ResponderEliminar