O Barragens.pt foi criado como projecto pessoal pelo Ricardo Paiva, e mostra-nos as vantagens e potencialidades de se ter acesso a dados públicos usando APIs, transformando "números chatos" em informação visual facilmente interpretável.
O site mostra-nos o panorama global do nível das barragens de norte a sul, agrupado por regiões, mas permitindo também ver cada barragem individualmente, em detalhe.
Além de mostrar o estado actual, é também interessante espreitar o histórico, que permite ver a evolução - preocupante nalguns casos - e ficar com uma melhor ideia da redução do nível nalgumas barragens ao longo dos últimos anos. No Algarve temos casos de barragens que em menos de uma década passaram de 100% para menos de 25%.O meu primeiro side project vê finalmente a luz do dia.
— Ricardo Paiva (@ricardoccpaiva) August 1, 2022
Espero que gostem e que seja útil de alguma forma. Partilhem se acharem interessante 🙏
E já agora, poupem água 😅https://t.co/7cAOVcFwuK
Como o criador do site faz questão de frisar, poupem água, pois não há nada que nos relembre mais das vulnerabilidades da sociedade moderna do que abrir uma torneira e... não sair nada.
O que é necessário fazer para acabar com as barragens? É que têm um grande impacto ambiental.
ResponderEliminarPara se acabar com as barragens torna-se imperativo acabar primeiro com os seres humanos, uma vez que as barragens são equipamentos essenciais para suporte à vida dos seres humanos.
EliminarMilhões de anos de evolução humana contestam tal afirmação.
EliminarSe quiser contestar os milhões, basta substituir por: centenas de milhares de anos de evolução humana contestam tal afirmação.
...e no entanto, eis-nos chegados aqui...parece-me um comentário algo redutor, no sentido de existirem inúmeras atividades de maior impacto ambiental que as barragens que não são referidas... tendo sido estas essenciais à mesma evolução (quer a nível de desenvolvimento da agricultura, energia, etc.). Estou certo de que se o homem não tivesse evoluído com as barragens, hoje nenhum de nós estaria atrás destes ecrãs a divagar! (eu incluído)
EliminarOra nem mais.
EliminarQual será a atividade humana moderna sem qualquer tipo de impacto ambiental?
De todas, tomemos a construção de barragens como uma das atividades um pouco mais abaixo na lista de prioridades daquilo que necessitamos de eliminar.
Julgo que para reduzir impacto ambiental devemos deixar tudo e voltar a viver em cavernas. :)
EliminarOs benefícios das barragens - quando bem localizadas - superam grandemente os prejuízos. Mas de certeza que o João escreveu essa mensagem num PC ou smartphone alimentado unicamente por painéis solares. Ou pelo cata-vento lá do telhado.
EliminarSe calhar o João publicou este comentário por sinais de fumo.
ResponderEliminarTodos queremos ser mais ecológicos e poupar o planeta mas na verdade ninguém está disponível para abdicar de todas as comodidades como o carro pessoal, o telemóvel novo, a Internet rápida, roupa nova barata. O primeiro passo para ajudar o planeta é reduzir o consumo.