2022/08/10

Indicador de bateria do iOS 16 gera polémica

A Apple fez regressar o indicador de percentagem da bateria no iOS 16 beta 5, mas não da forma que se esperava.

A celebração do regresso da percentagem de bateria aos iPhones parece ter sido precipitada.

A Apple tinha removido a percentagem da bateria da barra de estado quando lançou o iPhone X (com o característico notch a roubar espaço de ecrã), mas prepara-se para o fazer regressar no iOS 16, com a percentagem a ser mostrada no interior do icon da bateria. Esta é uma solução já utilizada por inúmeros fabricantes Android, e que poupar espaço na barra de estado, mas a implementação da Apple não está a ser consensual. Isto porque, em vez de continuar a apresentar o nível da bateria de forma gráfica, mantém o desenho da bateria sempre cheia.

Obviamente que não demorou para que múltiplas pessoas apresentassem versões alternativas que mostram a percentagem e também o nível da bateria de forma gráfica.



A grande questão é a legibilidade do conjunto, quando visto à distância e de forma rápida, e onde algumas das soluções apresentadas poderão não resultar tão bem quanto aparentam.

Teremos que aguardar para ver se a Apple encontra uma solução, caso contrário, irá ser necessária alguma habituação para ver um icon de bateria "cheia" que indica ter apenas 30% de carga. Mas, claro que em último caso é possível desactivar a percentagem e manter o indicador de bateria tradicional, que se vai reduzindo como se espera.

3 comentários:

  1. Honestamente não vejo problema nenhum na forma como a Apple implementou, mas como sempre, há espaço para melhorar, e aqui podiam ir mudando a cor da bateria consoante a percentagem (Verde amarelo vermelho). Mantem o número, e é um indicador visual mais fácil de ver do que do iOS 15, principalmente para pessoas com visibilidade reduzida. Para daltónicos é permitir costumizar as cores.

    A alternativa C e o segundo tweet são simplesmente horríveis, ter metade de um algarismo de uma cor e outra de outra cor reduz visibilidade. Lembrar que estamos a falar de um icon bastante pequeno.

    ResponderEliminar
  2. Acho que deviam ter mais "patamares" e cores ao longo do tempo de vida... Mas pronto. Nada de grave

    ResponderEliminar