2022/10/06

Bug no Linux Kernel 5.19.12 pode danificar portáteis com chips Intel

Quem tiver um portátil com chips Intel deverá adiar a instalação do Linux Kernel 5.19.12, pois vem com um bug que poderá danificar os ecrãs.

Alguns utilizadores estão a ser surpreendidos com um efeito de "strobe" que faz piscar os ecrãs dos seus portáteis, com tal violência que até se receia que possa provocar danos permanentes no painel LCD. E o mais estranho é que isto tenha chegado à versão final 5.19.12, que não é nenhuma versão experimental mas sim uma actualização oficial para o público.

O problema afectará principalmente os utilizadores dos portáteis Framework, usando tanto Arch como Fedora, mas já foi disponibilizada uma versão 5.19.13 que corrige o problema. O que não deverão fazer é deixar o seu portátil com o ecrã a piscar por muito tempo, pois trata-se de um bug que interfere com o sistema de fornecimento de energia e que poderá resultar em danos físicos.


Na maioria dos sistemas, o bootloader deverá permitir seleccionar entre as últimas três versões do kernel, pelo que o retrocesso para uma versão anterior não deverá ser muito difícil (mantendo pressionando o botão de Shift durante o processo de arranque).

Entretanto, também já foi disponibilizando o Kernel 6.0, com suporte para GPUs Arc da Intel, AMD RDNA 3, Intel Raptor Lake, melhorias no desempenho e ajustes na gestão de energia.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)