2022/10/25

VW abandona botões touch no volante

A VW diz ter ouvido as queixas dos clientes e vai voltar a aplicar botões físicos nos volantes.

A última década foi marcada por uma transição para um mundo "touch", mas isso não significa que os interfaces touch sejam os mais adequados para todas as funções. Uma das áreas onde isso tem gerado mais discussão é no sector automóvel, onde vemos cada vez mais fabricantes a abdicar dos botões físicos para apostar em funções controladas através de um touchscreen, e o resultado nem sempre é positivo - e basta tentarem acertar num determinado ponto num ecrã touchscreen enquanto circulam numa estrada esburacada para demonstrar porque motivo a "modernidade" pode revelar-se pior do que ter botões físicos.

No caso da VW, os botões nos volantes multifunções foram substituídos por botões "touch", que tornam muito mais frequente a sua activação acidental enquanto se realizam manobras. Uma situação frustrante para os clientes e que parece ter sido reconhecida pela marca germânica, que diz que irá voltar a adoptar os botões físicos no volante. No entanto, resta saber se isso também se aplicará a outros controlos que foram trocados por funções touch, como os de climatização, e que neste caso nem sequer contam com áreas iluminadas, tornando praticamente impossível o seu ajuste durante a noite.

Nem sempre se deve adoptar algo só porque "está na moda" ou tem aparência de "modernidade". E isso afecta muitas coisas para além dos automóveis - eu que o diga, que tenho uma PS4 com botões touch que ocasionalmente, sem qualquer explicação, acham que alguém está a tocar neles emitindo uma sinfonia interminável de beeps (aparentemente devido à acumulação de electricidade estática - e obrigando a remendos caseiros para tentar resolver o problema). Não é o tipo de coisa que alguém gostará de ter numa consola e, muito menos ainda, num carro.

2 comentários:

  1. excelente era venderem os botoes para subtituir os touch

    ResponderEliminar
  2. Finalmente acordaram para a vida... Mas quem foi o idiota que teve a brilhante ideia de meter botões touch na parte do carro onde estamos constantemente a mexer...

    ResponderEliminar