2022/10/25

Notícias do dia

Chrome abandona Windows 7 em 2023; o WhatsApp esteve em baixo por duas horas; Apple lança iPadOS 16.1, iOS 16.1, watchOS 9.1 e tvOS 16.1; Shutterstock vai vender imagens geradas pelo Dall-E - enquanto proibe vendas de imagens AI de outros sistemas; e milhares de demonstrações de vulnerabilidades no GitHub vêm infectadas com malware.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna BT Anker Soundcore Mini. Estamos também a celebrar o nosso 15º aniversário com a oferta de um Xiaomi Redmi 10.

Ficha de alimentação das Nvidia RTX 4090 está a derreter

A Nvidia enfrenta um cenário problemático, com vários relatos de fichas das RTX 4090 que derreteram.

A situação torna-se mais preocupante uma vez que este risco já tinha sido detectado pelo PCI-SIG, mas mesmo assim a Nvidia por agora parece estar a manter-se na sua posição de que não existe qualquer problema. O caso parece acontecer quando a ficha fica sujeita a esforço torsional provocado pelo cabo dobrado, que causa desalinhamento dos contactos; sendo recomendável manter o cabo o mais direito possível para não aplicar esforço na ficha - algo que na prática se revela mais complicado, tendo em conta as dimensões da placa gráfica e o tamanho habitual das caixas de computador.

Actualização: A Nvidia diz que os problemas se devem à má colocação das fichas.


Google Chat com emojis personalizados

A Google não quer subestimar o poder dos emoji, aplicando ao Google Chat a mesma capacidade já presente em plataformas como o Slack: o suporte para emojis personalizados.

Infelizmente, pelo menos por agora, é algo que apenas fica disponível para as contas empresariais, deixando de fora as contas Google pessoais - uma medida que se poderá revelar inconsequente, já que por esta altura serão muito poucas as pessoas que ainda persistem a utilizar os serviços de mensagens da Google.


Google Messages testa indicadores de mensagens entregues e lidas

A Google continua a lutar para que o RCS seja o sistema standard de mensagens (apesar da Apple parecer não estar disposta a isso), e agora tem estado a testar novos indicadores para as mensagens entregues e lidas.

Segundo este sistema, nas mensagens individuais temos: 1 visto a indicar que a mensagem foi enviada; 2 vistos a indicar que foi entregue; 2 vistos preenchidos a indicar que foi lida. Nas mensagens em grupo mantêm-se os dois primeiros indicadores, com o terceiro a ser indicado via texto "Seen by [x]" ou "Read by all".

Por agora é apenas um teste, teremos que esperar para ver se recebe a aprovação para aplicação a todos.


Windows 11 ainda mantém restos do Windows 3.x

Demonstrando literalmente o peso da antiguidade, uma pessoa descobriu que o Windows 11 ainda hoje inclui o ficheiro pifmgr.dll, que remonta ao Windows 3.x e contém uma série de icons diversos, em gloriosa baixa resolução e com 16 cores.




Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A primeira linguagem de programação disponível comercialmente foi o FORTRAN (FORmula TRANslation), lançada em 1956 pela IBM, e destinada essencialmente aos cálculos matemáticos e científicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)