Ainda sem luz ao fundo do túnel no mercado mobile, a Huawei mantém a sua aposta noutros segmentos de mercado, com os portáteis a serem uma das áreas em destaque. Desta vez temos o Matebook 16s para ver que tal se comporta.
Unboxing
A Huawei mostra-se comedida neste campo, disponibilizando apenas um carregador e respectivo cabo USB-C.
O carregador apresenta uma entrada USB-C numa das faces, com o corpo a apresentar dimensões relativamente compactas, conseguindo ser mais pequeno que os habituais, "tijolos" que acompanham os computadores portáteis.
O Huawei Matebook 16s
Em termos de linhas, não há novidades, com a Huawei a utilizar um perfil com 351mm de largura, 254,9mm de profundidade e 17,8mm de altura, com as diagonal de 16" a impor estas dimensões, que só não são significativamente maiores, graças à reduzida espessura da moldura do ecrã.
O equipamento apresenta uma boa qualidade de construção, mas fica a ideia que a mesma está uns pontos a baixa daquilo a que a marca tem vindo a apresentar neste segmento de produto.
Na lateral oposta, outras duas portas USB, desta vez do tipo C, uma porta HDMI e uma entrada para um jack de 3,5mm.
O touchpad também beneficia das generosas dimensões do portátil, apresentando uma área táctil 46% superior à disponibilizada pelo Matebook 14. É preciso na detecção do toque e gestos, permitindo uma navegação sem soluções por entre documentos ou páginas de internet.
De referir que estas acções podem ainda ser facilitadas através da aplicação PC Manager, que curiosamente não veio instalada de origem, ficando essa opção à responsabilidade do utilizador. Com esta aplicação, poderão gerir as actualização do portátil, assim como de outros equipamentos.
Prós
Contras
Huawei Matebook 16s A moldura, pese embora reduzida, é suficiente para albergar a câmara frontal.
Na frente, uma reentrância para facilitar a abertura da tampa do portátil. É também nesta zona que encontramos dois microfones.
Na lateral direita, duas portas USB tipo A (as nossas desculpas pela imagem desfocada).
Na lateral oposta, outras duas portas USB, desta vez do tipo C, uma porta HDMI e uma entrada para um jack de 3,5mm.
A refrigeração é feita através de um sistema de duas ventoinhas com 79 alhetas cada, para fazer circular o ar através de duas condutas de generosa dimensão.
A diagonal de 16" possibilita a utilização de um teclado sem emagrecimentos forçados, com a Huawei a anunciar um espaçamento de 1,5mm por tecla. O seu curso, permite uma cadência de escrita sem limitações.
A ladear o teclado, duas colunas para um sistema de som com potência para animar uma festa. No canto superior direito, um botão para ligar/desligar o portátil, com sensor de impressão digital integrado. A leitura é rápida e precisa, pelo que este poderá ser o elemento preferencial para desbloquear o portátil
O touchpad também beneficia das generosas dimensões do portátil, apresentando uma área táctil 46% superior à disponibilizada pelo Matebook 14. É preciso na detecção do toque e gestos, permitindo uma navegação sem soluções por entre documentos ou páginas de internet.
Especificações:
- Dimensões
- Largura: 351 mm
- Profundidade:254,9 mm
- Altura:17,8 mm
- Peso: ~1,99 kg
- Ecrã
- Tamanho: IPS 16 polegadas
- Rácio ecrã / corpo: 90%
- Proporção: 3:2
- Resolução: 2520 x 1680, 189 PPP
- Brilho máximo: 300 nits
- Gama de cores: 100% sRGB
- Relação de contraste: 1500:1
- Ângulo de visualização: 178 graus
- Processador: Intel Core i9-12900H de 12.ª geração / Intel Core i7-12700H de 12.ª geração
- Gráfica integrada: Intel Iris Xe
- Memória: LPDDR5 de 16 GB
- Armazenamento: NVMe PCIe SSD de 512 GB / 1 TB
- Bateria: 84Wh
- Conectividade
- WLAN
- IEEE 802.11a/b/g/n/ac/ax
- 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz
- MIMO 2 x 2
- WPA / WPA2 / WPA3
- Bluetooth: Bluetooth 5.2*
- Portas
- 2 portas USB-A 3.2 de 1.ª geração
- 1 porta USB-C (compatível com dados, carregamento e DisplayPort)
- 1 porta USB-C (ThunderboltTM 4, compatível com dados, carregamento e DisplayPort)
- 1 porta HDMI
- 1 entrada para microfone e auriculares de 3,5 mm
- Câmara: 1080P FHD
- Áudio
- 2 microfones
- 2 colunas
Em funcionamento
A versão testada, apresentava-se com o processador Intel Core i7 de 12ª geração, sendo que actualmente, já é possível adquirir a versão com o processador Intel Core i9. A arquitectura big.LITTLE utilizada nesta nova geração de processadores, apresenta ganhos significativos face à 11ª geração, se bem que ainda fique aquém daquilo que a AMD consegue disponibilizar para este segmento. A bateria de 84Wh, sem grandes compromissos, consegue disponibilizar autonomia para um dia de trabalho, mas esta última irá sempre depender do nível do brilho e das tarefas efetuadas.
Os resultados dos testes de desempenho apontam para um equipamento que poderá não corresponder ao desejado, tendo o Matebook 16s chumbado no teste de stress do 3DMark. Uma análise mais atenta, revela um decréscimo inicial de 5% ao nível do desempenho, mantendo-se este registo ao longo do tempo, razão pela qual se considera que a avaliação deverá ser positiva, ao contrário daquilo que o software indicou.
A ligação WiFi não será um preocupação, com o Matebook 16s a conseguir extrair os 500Mbits da ligação de internet, quando a operar com o router D-Link R15 utilizado nesta análise.
O desempenho não será portanto uma preocupação, isto para navegação na internet e para o trabalho de escritório, desde que não envolva edição de vídeo. As 16" poderiam deixar antever esta possibilidade, fruto da resolução 2520 x 1680, mas a ausência de uma placa de vídeo dedicada, deixa desde logo esta hipótese de fora, não sendo por isso de considerar pelo consumidor.
As generosas dimensões serão um deleite para a utilização acima referida, preferencialmente em casa, ou no trabalho, com a mobilidade a não ser a praia de eleição deste Matebook 16s. Carregar um equipamento com quase dois quilos, não será para todas as costas, pelo que andar com o portátil atrás, deverá ser muito bem considerado, pelo que a autonomia passará para segundo plano
A Huawei tem vindo a fazer uma forte aposta na diversificação do seu ecossistema, disponibilizando produtos que conseguem trabalhar interligados, sem que para isso o utilizador tenha de efectuar mil e uma configurações.
Na imagem em cima, é possível observar o Matebooks 16s ligado por cabo ao monitor Mateview (também é possível ligar sem fios), tendo ainda o smartphone Mate 30 Pro a ligar-se ao portátil, com função de espelho e controlo remoto do smartphone.
De referir que estas acções podem ainda ser facilitadas através da aplicação PC Manager, que curiosamente não veio instalada de origem, ficando essa opção à responsabilidade do utilizador. Com esta aplicação, poderão gerir as actualização do portátil, assim como de outros equipamentos.
Apreciação final
Esta gama Matebook da Huawei, situa-se entre os equipamentos de entrada (MateBook D) e a premium (Matebook X), apresentando-se como uma proposta mais cuidada em termos de design e hardware.
No caso deste MateBook 16s, temos um processador de última geração, 16GB de RAM e 1TB para armazenamento, com o ecrã de 16" a ser um deleite tanto para trabalho, como para visualização de consumos multimédia. Trata-se de uma excelente máquina para trabalho que não implique a edição de vídeo, sendo que os jogos também não deverão ser uma opção.
O peso, na casa dos dois quilos, não convida a grandes passeios ao ombro ou às costas, mas será o preço a ter um maior factor desequilibrador aquando da aquisição. Com preço recomendado de 1.599€, o Matebook 16s custa quase tanto como dois Matebook 14 com 16GB de RAM e 512GB de armazenamento, situação difícil de compreender, porque as diferenças entre os dois modelos não são significativas (resolução, mais armazenamento e processador uma geração mais recente), não havendo sequer uma placa gráfica dedicada para ajudar a suportar a diferença de preço. Por outro lado, a Apple não tem qualquer problema em colocar o novo iPad (um tablet que segundo a marca não substitui o portátil) no mesmo patamar de preço deste MateBook 16s da Huawei, pelo que será o mercado a ditar o sucesso desta opção. Pela parte que nos toca, o preço penaliza decisivamente a avaliação final, limitando o MateBook 16s a um "QUENTE".
Huawei MateBook 16s
Quente
Prós- Desempenho
- Hardware de topo
Contras
- Preço
- Qualidade de construção
Aberto até de Madrugada
Quente (4/5)
Com um preço desses, não me parece que venha a ter grande relevância no mercado...
ResponderEliminar