2022/12/18

Como funcionavam as cassetes do C64 e ZX Spectrum

As cassetes eram a forma de armazenamento mais comum nos tempos do C64 e ZX Spectrum.

Hoje em dia muitas pessoas poderão já nem se lembrar da última vez que pegaram numa disquete, ou até num CD. Mas, em décadas passadas, muitas foram aquelas que passavam horas a ouvir o chilrear das cassetes enquanto esperavam que os jogos carregassem.

Usar as cassetes, formato popular, era uma das maneiras mais económicas de facilitar o armazenamento de dados - e indirectamente levou-nos a adquirir a capacidade de, quase por magia, conseguir decifrar aqueles tons para conseguir acertar com o jogo que se queria, quando se usavam cassetes de 60 minutos carregadas de jogos.


3 comentários:

  1. No meu caso tinha um jogo por cada lado de cassete, foram momentos bons de criança para recordar mas não para desejar outra vez. Cheguei a teu um Spectrum +3 (com drive de disquetes) e tinha uns 5 jogos por disquete e não falhavam. Isso sim era qualidade.

    ResponderEliminar
  2. O meu Atari 800XL já não chilrava! Com o gravador próprio era só esperar o carregamento. O jogo maior que tinha era o Zorro, usava os dois lados da cassete! Foi o menos jogado pois a paciência não era muita.

    Ainda o tenho (algures no sotão).

    ResponderEliminar