2022/12/16

Jailbreak para iOS 15 e 16

Já é possível fazer jailbreak do iOS 16 (além do iOS 15), mas por agora apenas num número reduzido de iPhones e iPads.

O mundo do jailbreak nos iPhones tem-se limitado a um grupo reduzido de pessoas, fruto das dificuldades do processo, e ainda não é desta que isso vai mudar. O grupo de hackers palera1n team disponibilizou uma nova ferramenta de jailbreak, que agora ganha a capacidade de poder fazer jailbreak ao mais recente iOS 16. Mas isso vem acompanhado de certas limitações.

O processo utilizado é baseado na vulnerabilidade checkm8 descoberta em 2019, que tira partido de uma falha na bootroom dos chips A5 a A11, e que por isso não pode ser corrigida remotamente pela Apple. Mas também por isto, embora a ferramenta funcione com qualquer versão do iOS 15.0 até ao 16.2, o número de iPhones e iPads suportados é bastante limitado:
  • iPhone 8 / 8 Plus
  • iPhone X
  • iPad 5
  • iPad 6
  • iPad 7
  • iPad Pro (1st and 2nd gen)


Além disto há outras limitações, obrigando a ter um Mac ou PC com Linux, é preciso ter o dev mode activado, e nos dispositivos com chip A10+ é necessário que nunca se tenha definido um passcode.

Veremos de que forma é que a eventual permissão de app stores alternativas e/ou sideloading das apps, que supostamente a Apple irá permitir a partir de 2024 (por exigência da UE) irá afectar o mundo do jailbreak, embora se tratem de coisas distintas. Com o jailbreak não se pode instalar e correr apps sem passar pela App Store, mas também se podem fazer alterações no sistema que de outra forma não seriam possíveis, nem mesmo com app stores alternativas. Relembre-se que muitas coisas se tornaram possíveis nos iPhones via jailbreak, muito antes de passarem a ser possíveis de forma oficial, incluindo coisas como o copy-paste (que só chegou no iPhone OS 3.0 em 2009).

1 comentário: