2022/12/13

Apple vai permitir App Stores alternativas em 2024

O fim do domínio da Apple sobre o iOS pode estar na recta final, sendo obrigada pela UE a permitir app stores alternativas a partir de 2024.

Em 2024 a Apple não será apenas obrigada a usar a ficha USB-C nos iPhones. A Apple será obrigada a permitir a instalação de apps por via directa nos iPhones e iPads (o chamado "sideloading"), sem necessidade de passar pela App Store e, consequentemente, deixando de estar sujeitas às regras da Apple quanto ao que decide aprovar ou rejeitar. Isso levará à possibilidade de se terem app stores alternativas, browsers que não fiquem dependentes do WebKit imposto actualmente, e muito mais.

Esta exigência do Digital Markets Act Europeu não se limita apenas às app stores, exigindo também a interoperação entre serviços de mensagens e comunicações, de modo a que seja possível a um utilizador do WhatsApp enviar mensagens para um utilizador do iMessage, e vice-versa, e que nos anos seguintes abrangerá também as videochamadas. Uma medida extremamente positiva que tentará reverter todos estes anos em que as plataformas mais se preocuparam em tentar "aprisionar" os utilizadores, um retrocesso face aos tempos em que se chegou a ter esse tipo de comunicação entre serviços concorrentes.

Resta apenas saber se as coisas correrão mesmo como se espera, ou se a Apple (e outros) tentarão os seus jogos para subverterem as regras - ao estilo do que se passa actualmente com a questão dos pagamentos. A Apple foi forçada a aceitar que as apps possam utilizar meios de pagamento alternativos - mas depois aplicou-lhes uma comissão quase igual à que cobra pela utilização do seu próprio sistema de pagamentos. Veremos que tal as coisas se concretizam em 2024.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)