2022/12/09

UE publica exigência da ficha USB-C

Tal como já era esperado, fica oficializada a exigência da UE de que todos os dispositivos electrónicos adoptem a ficha USB-C como standard.

A medida já tinha sido aprovada e foi agora publicada, marcando a entrada no período de transição para um futuro dominado pelo USB-C.

A partir de 28 de Dezembro de 2024, todos os smartphones, tablets, câmaras, headphones, earphones, consolas portáteis, colunas portáteis, ebook readers, teclados, ratos, e mais, terão que ter obrigatoriamente uma ficha USB-C. Adicionalmente, se precisarem de potências superiores a 15 W, ficam também obrigados a suportar o standard USB Power Deliver (PD).
Os portáteis terão um período de transição mais prolongado, só sendo exigido que usem USB-C para carregamento a partir de 28 de Abril de 2026.

A empresa que mais tem torcido o nariz a esta obrigatoriedade é a Apple - que entretanto já confirmou que irá mudar os iPhones para USB-C - mas que acaba por ser uma reacção sem grande sentido, considerando que a Apple até já usa USB-C nalguns dos seus iPads há vários anos. Seja como for, deixa de ter opção de escolha a partir do final de 2024.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)