O ChatGPT está na ordem do dia e também fala em português; Tesla actualiza Sentry Mode para funcionar sem sensores; Hive Social desligou servidores devido a vulnerabilidades graves que permitiam acesso a todos os dados e mensagens; bugs na app da Hyundai e SiriusXM permitiam abrir e ligar automóveis remotamente; e Amazon quer espiar sites que os seus clientes visitam
mas só quer pagar $2 por isso.
Antes de passarmos às notícias, relembro que já arrancou o nosso mega-passatempo de Natal com 31 dias de prendas.
Apple quer diversificar produção para fora da China
A Apple está a pedir a vários dos seus parceiros e fornecedores para se preparem para a possibilidade de começarem a montar iPhones na Índia e Vietname. O objectivo é reduzir a dependência na Foxconn e na China, e surge na sequência de nova ronda de encerramentos Covid-19 e protestos que têm acontecido na unidade principal da Foxconn em Zhengzhou.Para além das questões estratégicas de longo prazo (antecipando uma potencial escalada da guerra comercial entre EUA e China), a Apple não quererá passar pela situção que tem passado, em que terá "perdido" cerca de 20 milhões de iPhones 14 Pro devido a estes incidentes. A questão é que a logística para qualquer empresa produzir iPhones a esta escala é algo que obriga a imenso planeamento, e vários especialistas referem que será extemamente difícil para a Apple libertar-se da dependência da China em menos de quatro ou cinco anos.
iPhones com LIDAR mostram altura das pessoas
Nos iPhones equipados com LIDAR (série iPhone 12 Pro, iPhone 13 Pro e iPhone 14 Pro), a app Measure da Apple esconde uma nova capacidade: poder indicar a altura de uma pessoa.Basta abrir a app e apontar a câmara para uma pessoa, de forma a que a consiga ver dos pés à cabeça, e apresentará a medida directamente no ecrã. Algo que poderá ser útil quando não se tiver uma fita métrica à mão.
Óculos da Apple adiados para final de 2023
Vai ser necessário aguardar mais um pouco para ter os óculos VR da Apple. Depois dos rumores que indicavam que os óculos poderiam ser apresentados no início de 2023 e lançados no primeira metade do ano, chegam novas informações que dizem que a chegada às lojas terá sido adiada para o segundo semestre de 2023.Curiosamente, os motivos deste adiamento não serão problemas de hardware nem de produção, mas sim problemas relacionados com software. Algo que pode ser indicativo das muitas dificuldades de criar todo um novo sistema que obriga a repensar a interacção entre utilizador e computador.
Stack Overflow proíbe respostas geradas por AI
O ChatGPT tem estado na moda, exibindo capacidades surpreendentes, mas importa manter a devida perspectiva. O popular site de perguntas e respostas de programação Stack Overflow optou por proibir as respostas geradas via AI - pelo menos por agora.O problema é que, embora o ChatGPT até consiga fazer coisas que desafiam a imaginação, muitas vezes também dá respostas que embora aparentem estar correctas, contêm erros. Assim sendo, o site prefere jogar pelo seguro e deixar que as respostas continuem a cargo de humanos que saibam o que fazem (embora por vezes também se enfrente o problema de ter respostas com erros de humanos que pensam estar correctos).
Curtas do dia
- Foxconn espera retomar produção em Zhengzhou em Janeiro
- Chip M2 Max da Apple com ganhos modestos face ao M1 Max
- Twitter reactiva conta de neo-nazi banido no serviço desde 2013
- Rackspace desliga serviços Exchange devido a incidente de segurança
Resumo da madrugada
- Os SMS fazem 30 anos
- OpenAI lança AI para conversas ChatGPT
- Suspensão da BMW carrega carros eléctricos
- Evento Missão Tripulada Apollo 17 na Universidade do Porto
- Como fazer um suporte de câmara com pan tilt zoom programável
- Disney mostra como rejuvenescer ou envelhecer pessoas digitalmente
- O que é uma convolução?
- Como recriar um IBM PS/2 com um Raspberry Pi
- Tesla não faz referência a condução autónoma no Semi
- Bugs na app da Hyundai e SiriusXM permitiam abrir e ligar automóveis
- Amazon quer espiar sites que se visita - mas só quer pagar $2 por isso
- Audi RS Q e-tron corta no CO2 no Rally Dakar 2023 com combustível renovável
- Teclast P20S 4G a €118
- DJI Mini 3 chega esta semana
- ChatGPT também fala em português
- Portátil Teclast F7 Plus3 14.1" a €259
- Wonder leva jogos do Unreal Engine para o browser
- Tesla actualiza Sentry Mode para funcionar sem sensores
- Hive Social desligou-se devido a vulnerabilidades graves
Curiosidade do dia: O vídeo mais longo no YouTube prolonga-se por mais de 596 horas, sendo necessários mais de 24 dias para ser visto - para quem tiver paciência de ver um simples padrão a mudar de cores de vez em quando.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)