2023/01/25

Notícias do dia

Paris vai votar proibição das trotinetes eléctricas; iOS 16.3 chega com suporte para chaves de segurança FIDO, a par de actualização iOS 12.5.7 para o iPhone 5S com quase dez anos; serviços de streaming de jogos GeForce Now e Luna aproveitam morte do Stadia; e jogos Gamecube e Wii na Xbox via emulador Dolphin.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um cubo de tomadas múltiplas com USB.

Galaxy Book 3 com ecrã OLED com touch integrado

Para o próximo portátil Galaxy Book 3 a Samsung prepara-se para estrear um novo painel OLED com sensores touch integrados directamente no painel (on-cell), à semelhança do que já é feito nos ecrãs dos smartphones.

Esta tecnologia dispensa a necessidade de uma camada touch adicional, permitindo reduzir a espessura e peso do ecrã. É também um indicador que a Samsung deverá estar a amadurecer esta tecnologia para utilizar em painéis OLED com os que a Apple deverá utilizar em futuras gerações dos iPad com ecrãs OLED.


Windows 11 com File Explorer modernizado

Depois das tabs, a MS prepara-se para dar continuidade à modernização do File Explorer no Windows 11, com diversos elementos do interface a serem revistos, como a caixa de pesquisa e home button, e também tornando-o mais amigo do modo de utilização "touch".

Haverá também uma maior integração com os serviços Microsoft 365, a nível dos thumbnails e previews de documentos e diversos tipos de ficheiros, assim como uma secção de "ficheiros recomendados" que tentará dar acesso imediato aos documentos que necessitarão de atenção por parte de cada utilizador.


Twitter na web mantém timeline dos utilizadores


Depois de ter empurrado os utilizadores para a nova timeline "For You" com os tweets recomendados, o Twitter deixa finalmente que os utilizadores se possam manter na timeline cronológica "Following" dos utilizadores que seguem. Esta alteração tinha sido prometida por Elon Musk (que também prometeu reduzir a publicidade intrusiva no Twitter), e começa por ser aplicada no Twitter na web - devendo chegar às versões Android e iOS nas próximas semanas.



Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro disco rígido - o IBM 350, criado em 1956 - tinha o tamanho de um armário e pesava cerca de 800 kg. Tinha uma capacidade de 5 milhões de caracteres de 6-bits, e uma velocidade de leitura de 8800 caracteres por segundo (ou seja, algo como 5MB de capacidade e 8.8KB/s de transferência). Permitiria guardar uma única página web actual (e não das muito grandes), a qual demoraria quase 10 minutos para ser transferida.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)