2023/01/24

Notícias do dia

Android 14 vai impedir instalação de apps antigas por motivos de segurança; Twitter prepara modalidade mais cara sem publicidade; Messenger aplica temas nas conversas com encriptação E2E; Google Nest Hub dificulta acesso a câmaras; e batota do GTA Online pode roubar dinheiro e banir jogadores.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um cubo de tomadas múltiplas com USB.

Proteção Civil vai usar Cell Broadcast para alertas

Depois da insistência na utilização dos desajustados SMS comuns para os avisos à população, que podem demorar horas a chegar, a Protecção Civil diz que vai finalmente pedir aos operadores que utilizem o sistema de Cell Broadcast.

Vários outros países europeus estão a utilizar o Cell Broadcast, ou em processo de transição para ele, que é um sistema que permite enviar as mensagens para milhões de pessoas de forma instantânea - sendo bastante mais adequado para o propósito em questão. Tem também outras vantagens adicionais, como poder chegar até a smartphones sem cartão SIM ou sem saldo, e também não são passíveis de serem falsificados com a mesma facilidade dos alertas via SMS.


Lightyear suspende produção do Lightyear 0

A Lightyear anunciou a suspensão da produção do Lightyear 0, o carro eléctrico com "autonomia ilimitada" que prometia circular dezenas de quilómetros por dia apenas com carregamento solar. O seu preço de 250 mil euros, num sector cada vez mais concorrencial onde se podem comprar carros melhores por menos de metade do preço, seguramente teve peso nesta decisão.

Mas isto não representa o fim da marca. A empresa diz que irá focar-se no Lightyear 2, um carro que custará menos de 40 mil dólares, bastante mais adequado ao mercado actual, e que entrará em produção no final de 2025.


Samsung adopta chips Snapdragon exclusivos

A parceria entre a Qualcomm e a Samsung parece estar a fortalecer-se. Este ano a Samsung vai adoptar para os Galaxy S23 uma variante do Snapdragon 8 Gen 2 (SM8550-AC) que funciona a frequências ligeiramente superiores. Estas variantes "AC" já foram lançadas pela Qualcomm em gerações anteriores, para uso pelos clientes que queriam o máximo desempenho nos seus equipamentos, mas este ano esta variante será de uso exclusivo pela Samsung.

Fala-se que este regime de exclusividade irá continuar pelos próximos anos, dando prioridade à Samsung para os chips mais rápidos; embora se tenha que esperar para ver se isto irá fazer com que a Qualcomm comece a criar chips Snapdragon específicos para a Samsung, ou se será apenas uma medida temporária até que a Samsung consiga tornar os seus próprios chips mais competitivos.


Fotos zoom e nocturnas do Galaxy S23 Ultra


Já começaram a circular fotos do novo Galaxy S23 Ultra da Samsung, que permitem antever o tipo de resultados que será possível obter.



Não menos impressionante é a aparente facilidade com que o S23 também tem em "iluminar" as fotografias nocturnas.


Teremos um novo campeão na fotografia?


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A primeira câmara digital com sistema de estabilização de imagem de 2 eixos no sensor foi a Konica Minolta DiMAGE A1 de 2003.

1 comentário:

  1. Proteção Civil vai usar Cell Broadcast para alertas... alegadamente só lá para 2024, e só terá uma consola instalada na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil... qual redundância qual quê. Se acontecer alguma coisa ao edifício onde está a consola que impeça a sua utilização, não há alternativa para enviar os avisos.
    Proteção Civil no seu pior.

    ResponderEliminar