2023/01/11

OpenAI anuncia ChatGPT Pro

Depois de ter conseguido torná-lo num sucesso viral, a OpenAI tenta transformar o ChatGPT num serviço rentável com o lançamento da versão Pro para empresas.

O ChatGPT é um assistente AI com capacidades impressionantes, e que conseguiu não só fascinar o segmento de utilizadores tecnológicos como também o do público em geral - o que não é difícil, qualquer pessoa que interaja com o ChatGPT ficará, garantidamente, impressionada. Mas, impressionar o público é uma coisa, garantir que o serviço é rentável é outra coisa.

Para isso, a OpenAI está a anunciar uma modalidade ChatGPT Pro para empresas, que dá acesso a maior número de mensagens por dia, com respostas imediatas, e com garantia de serviço sempre disponível.
O problema deste serviço é que, como as alternativas open-source fazem questão de demonstrar, ainda é bastante dispendioso de manter. Não só a nível do treino inicial, que pode demorar meses e custar milhões de euros, como também a nível do seu funcionamento no dia a dia, podendo custar dezenas de milhares de euros por mês só em custos de processamento.

Ainda assim, a Microsoft é uma das grandes interessadas e está disposta a ficar com uma participação de 49% na OpenAI e de aproveitar o ChatGPT como o trunfo que precisava para potencialmente se adiantar à Google; com planos de integrar o ChatGPT no Bing e também no Word e demais produtos.

1 comentário: