2023/02/07

Google apresenta Bard para enfrentar ChatGPT

A Google apresentou o Bard, sistema de conversação AI que visa tirar um pouco do protagonismo do ChatGPT da OpenAI.

Numa apresentação que não conseguiu esconder o "estado de emergência" derivado do ChatGPT e que forçou a Google a acelerar o passo nos assistentes AI, a Google apresentou a sua resposta ao mediático assistente conversacional da OpenAI.

O Bard promete ser um serviço conversacional ao nível do ChatGPT, ou ainda melhor, com a Google a dar a entender que terá acesso a informação mais actualizada (o ChatGPT não possui informação sobre os últimos anos). No entanto, por agora ficará disponível apenas para um grupo reduzido de "testadores de confiança" e só será disponibilizado ao público daqui por algumas semanas.
A situação torna-se caricata, pois é verdade que a Google foi a inventora de algumas das tecnologias que permitiram a criação de sistemas como o ChatGPT, e não será preciso relembrar que já tinha mostrado o impressionante LaMDA em 2021. Mas, é também verdade que desde então não aplicou essa tecnologia em nada que fosse directamente acessível ao público, nem mesmo para melhorar o Google Assistant, cujas capacidades vão parecendo cada vez mais pré-históricas quando comparadas com o ChatGPT.

Vamos ver que tal o Bard se safa, quando chegar ao público, e esperemos que com este "abanão" da OpenAI a Google comece a aplicar as vantagens da AI em produtos que beneficiem os utilizadores, em vez de os manter fechados nos seus laboratórios durante anos.


Actualização: Não demorou, tendo sido apanhado um erro nas respostas demonstradas na apresentação.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)