2023/02/08

Notícias do dia

Microsoft apresenta Bing e Edge com ChatGPT; Samsung recebe mais de 50% do custo de cada Pixel 7 (e falando disso, o Google Pixel 7 está a €589 na Amazon Espanha); o OnePlus Pad chega em Abril mas ainda sem preço anunciado; temos a análise aos Huawei FreeBuds 5i; e a Google vai censurar imagens explícitas nos resultados das pesquisas.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um tapete RGB para rato.

Galaxy S23 suspende carregamento durante jogos

O novo Galaxy S23 vem com um modo interessante para jogadores, que permite desactivar o circuito de carregamento e utilizar a energia directamente do carregador para evitar aquecimento adicional.

O modo "Pause USB Power Delivery" está disponível através do menu Game Booster, e desactiva o carregamento desde que o smartphone tenha um nível de carga superior a 20%.
É algo que, por esta altura, já deveria ser mais comum, pois é bastante frequente estar a jogar enquanto se tem o smartphone a carregar, e isso por vezes resulta em aquecimento excessivo que: 1) prejudica o desempenho dos jogos mais intensivos; 2) prejudica a longevidade da bateria, ao carregá-la com temperaturas mais elevadas.


Google remove reprodução de podcasts dos resultados das pesquisas

Deixa de ser possível ter acesso rápido a um podcast a partir dos resultados das pesquisas no Google.

Em 2019 a Google adicionou um novo formato de resultados para podcasts, que permitia que se pudesse ouvir o podcast directamente a partir dos resultados. Mas, menos de quatro anos mais tarde, mudou de ideias e removeu esse capacidade. Uma opção que espelha a falta de dedicação que a Google teve com o seu sistema de podcasts, e que fez com que a sua aposta mais recente seja a sua integração com o YouTube - embora ainda não esteja disponível globalmente.


Google Bard com resposta incorrecta durante a apresentação

A Google ainda mal acabou de apresentar o Bard - a sua resposta ao ChatGPT - e não demorou a ser alvo de críticas, com uma das imagens usadas pela própria Google durante a sua apresentação a ter um erro factual.

Como exemplo do Bard, a Google mostrou a sua resposta à pergunta "Que novas descobertas do James Webb Space Telescope (JWST) posso dizer ao meu filho de 9 anos?" E o problema é que um dos elementos referidos pelo Bard é que o JWST foi o primeiro a tirar fotografias de um exoplaneta; algo que não é verdade, já que as primeiras fotos de um exoplaneta foram tiradas pelo VLT em 2004.

Pode considerar-se um erro de importância reduzida, mas demonstra as muitas dificuldades de assegurar que este tipo de assistentes AI dêem respostas 100% certas. E, ao contrário do ChatGPT da OpenAI, não há dúvida que os erros feitos pelo Bard da Google irão sofrer muito mais críticas e escrutínio por parte de todos.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro CPU produzido comercialmente foi o Intel 4004. Lançado em 1971, este CPU de 4-bits funcionava a 750 kHz e era constituído por 2250 transístores. Para comparação, um CPU moderno pode contar com 40 mil milhões de transístores e funcionar a mais de 5 GHz.

1 comentário:

  1. Tantas situações que os smartphones deviam desligar o carregamento da bateria quando estão alimentados (deixa a bateria sujeita a temperaturas que provocam uma degradação acelerada da capacidade).. mas se pensarem que a degradação da bateria é o motivo principal na troca de telemovel... metam bateria amovíveis como era antigamente.

    ResponderEliminar