2023/02/16

Notícias do dia

Google Calendar relembra como evitar spam dos convites indesejados; como o Pixel Watch vai lidar com as quedas; LG lança ecrãs LED de cinema Miraclass; MediaTek apresenta Dimensity 7200 de 4nm; OPPO apresenta Find N2 Flip para o mercado ocidental; e Xbox Series X/S com nova opção de poupança de energia.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um hub USB-C 6-em-1.

Supremo dos EUA vai deliberar sobre responsabilidade nos serviços na internet

Nos EUA há um novo caso que vai pôr à prova a responsabilidade dos serviços na internet, e que indirectamente poderá afectar a nova vaga de assistentes AI que têm surgido.

O caso em questão é sobre se o YouTube poderá ser responsabilizado por alojar conteúdos ilegais; sendo que actualmente os serviços de internet contam com a protecção de não serem responsabilizados pelos conteúdos publicados pelos seus utilizadores, desde que tomem as medidas adequadas para remover conteúdos ilegais de forma atempada. Mas, há quem queira mudar isso e exigir a responsabilização imediata dos serviços. Esta seria uma alteração drástica que obrigaria os serviços a ter bastante mais cuidado com o que publicam, e que também poderia pôr em causa a disponibilização dos sistemas que usam assistentes AI, já que todas as potenciais "maluquices" que um assistente AI dissesse poderiam ser usados para processar a empresa ou serviço.


Twitter volta a crescer

Como alguns esperavam, o êxodo do Twitter sob a gestão de Elon Musk parece não ter sido um fenómeno duradouro.

Depois de uma queda em Dezembro, as instalações da app do Twitter cresceram quase 25%, enquanto o crescimento de serviços alternativos se reduziu dos 35% em Novembro para os 8% em Janeiro. Ainda assim, esta não é uma batalha que será decidida numa questão de meses, e o mais importante será analisar o crescimento desses serviços alternativos ao longo dos próximos anos, especialmente tendo em conta as polémicas que Musk continua a alimentar no Twitter.


Copilot do GitHub vai revelar menos segredos

O assistente AI de criação de código do GitHub está a ser ajustado para revelar menos segredos.

São cada vez mais os programadores que recorrem à assistência do Copilot do GitHub para acelerar a geração de código, e por vezes esse código acaba por incluir coisas como chaves privadas e passwords - que umas vezes podem ser inventadas, mas nalguns casos podem ser chaves reais inadvertidamente copiadas de projectos que foram usados para treinar o sistema. Mas, é algo que o GitHub diz que deixará de acontecer com a mais recente actualização, que dará ao Copilot a capacidade de detectar essas situações e evitar a revelação de dados potencialmente sensíveis.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O formato de imagens GIF (Graphics Interchange Format) foi lançado em Junho de 1987. Apesar de poder ser considerado um formato obsoleto, com ínúmeras limitações (como só poder ter um máximo de 256 cores por imagem), o facto de permitir imagens animadas e com transparência faz com que continue a ser imensamente popular, tendo resistido a inúmeras tentativas de ser destronado por outros formatos mais modernos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)