2023/02/16

Apple prepara mensagens lidas na voz do utilizador

Uma patente da Apple revela a intenção de criar mensagens de voz "deepfake" usando a voz do utilizador.

Há muito que a Apple disponibiliza opções que permitem a leitura de mensagens de texto através da Siri, mas uma patente revela a próxima etapa em que a Apple está a pensar, em que as mensagens iMessage poderão ser lidas com a voz da pessoa que as enviou.

Poderá parecer um pouco caricato ter uma máquina a fazer aquilo que poderia ser feito directamente através de uma mensagem de voz, mas a verdade é que há muitas pessoas para as quais é mais confortável e conveniente enviar uma mensagem escrita do que uma mensagem de voz "falada". E, através deste sistema, quem recebe a mensagem fica também com a liberdade de escolha de a ler directamente como texto ou ouvi-la com uma voz que será idêntica à da pessoa que a enviou, que provavelmente resultará numa interacção mais natural do que utilizando-se uma das vozes da Siri.

Veremos é quanto tempo demorará até que isto possa começar a ser abusado, já que facilitará o processo de uma pessoa que consiga ter acesso a um iPhone potencialmente criar mensagens de voz com a voz do dono legítimo a dizer coisas que nunca disse.

1 comentário: