2023/02/28

Notícias do dia

Spotify troca "coração" por botão "+" mais funcional; Redmi mostra carregamento de 300W; OnePlus vai lançar modelo dobrável este ano; LumaFusion chega ao Android e Chrome OS; e ChatGPT ficou inacessível em todo o mundo durante várias horas, mau prenúncio para a mais recente actualização do Windows, de que falamos já a seguir.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te valer uma coluna BT Tronsmart Groove Force Mini.

Windows 11 recebe pesquisa AI na taskbar

Continuando a sua rápida ofensiva no sector, a Microsoft já adicionou a pesquisa do Bing assistida pelo ChatGPT à taskbar do Windows 11, numa actualização que vem com outras novidades e funcionalidades.

A actualização também vem com o Phone Link for iOS, para integração do sistema com iPhones (tal como já era feito com Android), Notepad com tabs, gravação de vídeo de secções do ecrã, e outros.

Actualização: afinal não fica directamente disponível na taskbar, obrigando a abrir o Bing.





Chrome poupa bateria nos MacBooks

A equipa do Chrome fez uma série de optimizações no browser que prometem prolongar a autonomia nos MacBooks. O browser da Google passa a ser mais inteligente na forma como desenha as páginas web no ecrã, analisando e ultrapassando passos desnecessários, e também reajusta os temporizadores javascript de modo a que ocorram de forma mais eficiente e possibilitem colocar o CPU em modo de poupança de energia - em vez de se manter permanentemente activo.

Um MacBook Pro 13 M2 deverá agora poder aguentar até 17 horas em browsing e 18 horas em reprodução de vídeo no YouTube. E estas melhorias chegaram também às demais plataformas nas próximas actualizações.


Criadores obrigados a provar que são humanos

Num mundo que infelizmente tem dose excessiva de fake news, e com cada vez mais ferramentas acessíveis que facilitam a criação de todo o tipo de conteúdos, começamos a entrar numa fase em que se duvida de tudo o que se vê. Alguns tiktokers já começaram a ser confrontados com pedidos para demonstrarem que são mesmo pessoas reais. E o grande problema é que, como se poderá demonstrar isso se as ferramentas evoluírem a um ponto em que um AI poderá responder de forma relativamente convincente a essas questões?

Não deixará de ser caricato, que depois de tantos anos a massacrar humanos para que provem ser humanos com os terríveis e incómodos CAPTCHAs, se vá passar para um ponto em que também se tenha que superar pedidos dos leitores / espectadores de que não se é uma AI.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O formato de compressão ZIP foi criado em 1989 pela PKWARE, usado no PKZIP. As suas incríveis capacidades de reduzir o tamanho dos ficheiros digitais podem recorrer a diferentes algoritmos de compressão, embora o DEFLATE costume ser o mais habitual.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)