2023/03/02

Acidente com Tesla na China deveu-se a confusão do condutor

O aparatoso acidente com um Tesla na China, que infelizmente vitimou duas pessoas, deveu-se a erro do condutor a pressionar o pedal do acelerador.

No final do ano passado ficou registado um assustador acidente na China, em que vemos um Tesla Model Y a avançar a velocidade alucinante por uma estrada local, e que infelizmente acabou por vitimar duas pessoas. O caso levantou uma série de questões, voltando a lançar dúvidas sobre possíveis acelerações fantasma não intencionais, mas os resultados da investigação demonstram que foi apenas mais um caso de erro do condutor.

Os registos do veículo demonstram que o condutor esteve a pressionar o acelerador a 100% durante todo o período do acidente.
Era algo que já era suspeitado, até pelo facto de não se verem as luzes dos travões a acender, apesar do condutor, na altura, assegurar que tinha estado a carregar apenas no pedal do travão.

Infelizmente, são casos que continuam a ser relativamente frequentes, e para os quais não existe nenhuma solução fácil. Poderia considerar-se aplicar uma rampa de aceleração mais suave e gradual no caso de se carregar no pedal de acelerador a 100%, mas isso seria rapidamente criticado pelos condutores, e poderia causar outras situações de perigo em que potencialmente fosse necessário acelerar rapidamente e o carro não responder. O condutor continua a ser quem controla o veículo, e não há muito a fazer para distinguir entre um caso em que essa pessoa dá ordem para que o carro acelere a 100% de forma intencional, ou acidental.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)